Festival de Berlim 2025: Filme brasileiro com Rodrigo Santoro é premiado com Urso de Prata; confira a lista de vencedores
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

O filme O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, foi premiado com o Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim.

Os vencedores do Festival de Berlim 2025 foram anunciados no último sábado (22) e Dreams (Sex Love) foi o destaque, conquistando o Urso de Ouro – principal honraria do festival. O brasileiro O Último Azul, filme de Gabriel Mascaro estrelado por Rodrigo Santoro, foi premiado com o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri.

"Muitos filmes que me inspiraram como cineasta estrearam aqui. Quero expressar minha mais profunda gratidão ao júri por confiar este prêmio ao meu filme. Ele existe graças à dedicação de muitas pessoas que trabalharam duro para transformar este sonho em realidade. O Último Azul fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida", disse Gabriel Mascaro, diretor de Boi Neon e Divino Amor, ao receber o Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim.

O Último Azul também recebeu dois prêmios dos júris paralelos no festival: Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost. Lembrando que o Brasil já conquistou o Urso de Ouro com Central do Brasil e Tropa de Elite.

Rodrigo Santoro, Denise Weinberg e Gabriel Mascaro recebendo o Urso de Prata no Festival de Berlim 2025. Pool / Getty Images
Rodrigo Santoro, Denise Weinberg e Gabriel Mascaro recebendo o Urso de Prata no Festival de Berlim 2025.

O Último Azul se passa num Brasil distópico. Tereza (Denise Weinberg) é uma mulher de 77 anos que mora numa cidade industrializada na Amazônia. Quando recebe um chamado do governo para abandonar sua casa e residir numa colônia habitacional para idosos, ela deseja realizar seu último desejo antes de ser compulsoriamente expulsa de seu lar e enviada para longe. Tereza, então, embarca numa viagem pelos rios e afluentes da região, sem imaginar que essa viagem mudará o rumo de sua vida para sempre.

Confira os vencedores do Festival de Berlim 2025:

Melhor Filme (Urso de Ouro): Dreams (Sex Love)

Grande Prêmio do Júri (Urso de Prata): O Último Azul

Prêmio do Júri (Urso de Prata): The Message

Melhor Diretor (Urso de Prata): Huo Meng (Living the Land)

Melhor Atuação Principal (Urso de Prata): Rose Byrne (If I Had Legs I'd Kick You)

Melhor Atuação Coadjuvante (Urso de Prata): Andrew Scott (Blue Moon)

Melhor Roteiro (Urso de Prata): Radu Jude (Kontinental '25)

Contribuição Artística Excepcional: Conjunto criativo de The Ice Tower

Melhor Documentário: Holding Liat

Melhor Primeira Longa-Metragem do GWFF: The Devil Smokes (and Saves the Burnt Matches in the Same Box)

Melhor Curta (Urso de Ouro): Lloyd Wong, Unfinished

Prêmio do Júri de Melhor Curta (Urso de Prata): Ordinary Life

facebook Tweet
Links relacionados