É difícil cravar com certeza em quase 100 anos de história, mas não há dúvidas de que o Oscar 2025 é uma das edições mais emocionantes para todos os brasileiros que adoram cinema. As três indicações de Ainda Estou Aqui elevaram as possibilidades do país conquistar mais reconhecimento no mercado internacional ao mesmo tempo em que expandiu a popularidade de Fernanda Torres a níveis extraordinários.
Para além da obsessão contagiante, ainda existem muitas outras polêmicas que cercam a premiação: todo o percurso tortuoso de Emilia Pérez, a revelação de que O Brutalista usou inteligência artificial, as reviravoltas em honrarias paralelas e muito mais.
Não é só Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres: Outro brasileiro tem filme indicado ao Oscar 2025Neste período posterior à votação, a Variety conversou com 5 votantes para entender as motivações para suas escolhas - e há comentários curiosos revelados pelo veículo. Todos mantiveram suas identidades preservadas.
Há comentários bem curiosos entre os eleitores. O primeiro, por exemplo, tira sarro do filme estrelado por Karla Sofia Gascón: "Foi um ótimo ano para os filmes… é correto dizer que Emilia Pérez foi o pior dos indicados a melhor filme”, disse a pessoa, que escolher O Brutalista como Melhor Filme e Fernanda Torres como Melhor Atriz.
Paris Filmes
“Adrien Brody é um ator extremamente talentoso e estou muito feliz por ele”, disse outro votante, que colocou Nickel Boys no prêmio principal e escolheu Demi Moore para a categoria de atriz. No entanto, houve quem tirou sarro da duração do projeto de Brady Corbet: “Levei cinco dias para assistir O Brutalista e mais dois dias para acordar.”
O último, que votou para Ainda Estou Aqui para Melhor Filme Internacional, aborda um dos grandes blockbusters do ano passado: “Não sei como Duna [Parte II] não foi indicado para todas as categorias… e eu odeio ficção científica.”
Ainda Estou Aqui esconde uma parte muito importante da família Paiva durante a Ditadura Militar Brasileira: Uma cena poderia fazer filme vencer o OscarEsses comentários - e as escolhas apresentadas - mostram primeiramente que os votantes do Oscar não estão tão longe das conversas acaloradas entre amigos que também são apaixonados por cinema e acompanham a indústria. Em segundo ponto, embora seja uma amostra muito pequena, mostra que o filme de Walter Salles e Fernanda Torres são sempre citados na conversa.
O resultado chega apenas em 2 de março, quando a cerimônia do Oscar 2025 premiará os melhores do ano - e o Brasil inteiro estará de olho em cada palavra dita no Dolby Theater.