Esse suspense elogiado é a sequência escondida de uma das maiores franquias de ficção científica
Luiza Zauza
Jornalista em formação dividida entre a paixão pelo cinema e pela música. Como coração é grande, cabe desde comédias românticas até documentários musicais. Sempre em busca de encaixar sua devoção por Jorge Ben Jor e John Carpenter em alguma conversa.

Rua Cloverfield, 10 mistura suspense e ficção científica num enredo claustrofóbico com direção de Matt Reeves.

De grandes amigos a parceiros artísticos, J.J Abrams e Matt Reeves eram apenas dois adolescentes apaixonados por cinema quando se conheceram. Cada passo que davam na direção do desejo de se tornarem cineastas parecia predestinado: frequentando festivais de cinema com seus curtas e sendo chamados pelo próprio Steven Spielberg para cuidar e revitalizar seus filmes caseiros em Super 8 quando tinham 15 e 16 anos.

Se o resto é história, impossível não mencionar que J.J Abrams e Matt Reeves se tornaram figuras importantes do cinema, principalmente do cinema de gênero, colaborando criativamente até mesmo no primeiro grande sucesso de Reeves: Cloverfield, filme que veio a se tornar uma das maiores franquias hollywoodianas de ficção científica e suspense.

Esse é um dos maiores mistérios do cinema: De onde veio o monstro de Cloverfield?

Gravado no estilo de found-footage, Cloverfield acompanha cinco amigos que, durante uma festa de despedida, são surpreendidos pelos ataques de uma criatura monstruosa que aterriza em Nova Iorque. Diante do caos, a missão do grupo é sobreviver enquanto tentam escapar pelas ruas da metrópole destruída.

Êxito absoluto, o longa de Matt Reeves trabalha sob um mistério e suspense que seria muito bem explorado também por suas sequências independentes e esquecidas, a principal delas sendo Rua Cloverfield, 10.

Uma história tensa e claustrofóbica bem diferente de seu antecessor

Michele K. Short/Paramount Pictures

Rua Cloverfield, 10 atiça a curiosidade do espectador e o deixa tão paranóico quanto sugere seus personagens. Protagonizado por Mary Elizabeth Winstead, o filme acompanha uma mulher chamada Michelle que, após um acidente de carro, acorda presa e amarrada num bunker.

O sequestrador se revela um homem mais velho misterioso chamado Howard (John Goodman) que alega ter salvado sua vida de um ataque químico perigoso que deixou o ar tóxico e o mundo lá fora inabitável. Junto com Michelle também está Emmett (John Gallagher Jr.), um rapaz que reforça a história de Howard, apesar de suspeitar tanto quanto a jovem da ameaça que agora mora no mundo exterior.

Enquanto os dias passam e as incertezas se acumulam, o clima entre os três fica cada vez mais tenso, com Michelle planejando uma fuga e encontrando pistas de que Howard pode estar mentindo.

Rua Cloverfield, 10 se sustenta muito bem como um filme independente da saga iniciada pelo primeiro título de Matt Reeves. Lançado em 2016, o longa é a estreia do diretor Dan Trachtenberg e, apesar de ser produzido por J.J Abrams, possui premissa, elenco e estilo visual distintos de Cloverfield.

Rua Cloverfield, 10
Rua Cloverfield, 10
Data de lançamento 7 de abril de 2016 | 1h 43min
Criador(es): Dan Trachtenberg
Com Mary Elizabeth Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr.
Imprensa
3,8
Usuários
3,8
Adorocinema
4,0
alugar ou comprar

Numa trama em que o foco se dá nas desconfianças, nos segredos e nos dramas pessoais dos únicos três personagens do enredo, o que acontece fora do cativeiro pouco importa se aquilo que vivem ali dentro pode ou não ser real.

facebook Tweet
Links relacionados