155 milhões de reais perdidos: Como Jake Gyllenhaal arruinou as filmagens de um filme em 4 dias
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Antes de contar com um elenco 100% francês, este filme de sobrevivência era liderado por Jake Gyllenhaal e Vanessa Kirby. Mas nada saiu conforme o planejado.

O diretor e roteirista francês Thomas Bidegain lançou um novo filme este ano, Soudain Seuls, e, embora ainda não tenha sido lançado no Brasil, onde por enquanto não há data de estreia do filme, uma experiência por trás das câmeras foi revelada, dessas que nenhuma produção deseja ter. Ao longo da história do cinema, muitos filmes tiveram não uma, mas duas ou até mais vidas devido a diversos problemas em suas diferentes etapas de desenvolvimento. No caso de Soudain Seuls, a ideia inicial de Thomas Bidegain era contar com um elenco internacional liderado por estrelas de Hollywood e, embora inicialmente tenha conseguido, seu sonho acabou se tornando um pesadelo e, além disso, com grandes perdas econômicas pelo caminho.

Artémis Productions

Como relatado em detalhes na última edição da Technikart e resumido por nossos colegas da Allocine, as filmagens de Soudain Seuls tiveram uma primeira etapa, no mínimo, catastrófica, segundo conta o jornalista Marc Godin sobre o filme de Thomas Bidegain que agora, para seu alívio, já está sendo exibido há várias semanas nas salas de cinema francesas.

Embora no passado a notícia de que Bidegain havia mudado o elenco do filme para torná-lo completamente francês com Gilles Lellouche e Mélanie Thierry tenha sido divulgada, até agora poucos detalhes sobre os motivos dessas modificações haviam sido revelados.

Inicialmente, Soudain Seuls seria filmado inteiramente em inglês, sob o nome de Suddenly, com um orçamento considerável de 26 milhões de euros (155 milhões de reais) e um elenco internacional: Jake Gyllenhaal e Vanessa Kirby.

Até agora, as diferenças artísticas entre o ator americano e Thomas Bidegain eram simplesmente mencionadas para explicar essa mudança. Sem mais detalhes. No entanto, a Technikart compartilhou mais informações: principalmente que a participação inicial de Jake Gyllenhaal teve um peso importante enquanto o projeto ainda estava tomando forma.

Artémis Productions

Durante a pré-produção, a equipe de filmagem foi bloqueada pela Covid, o que atrasou a implementação do projeto. "As sessões de zoom se multiplicam, Jake [Gyllenhaal] parece entusiasmado, a ponto de acabar se tornando co-produtor do projeto. O filme tem a particularidade de contar apenas com dois atores e a produção agora busca uma atriz importante para compartilhar a tela com Jake", relata a publicação. Enquanto Bidegain se aproximou de Margot Robbie, Ana de Armas e Jodie Comer, finalmente Jake Gyllenhaal trouxe Vanessa Kirby, com quem havia filmado Everest em 2015, e o projeto pôde começar com todos os envolvidos completamente satisfeitos com a escolha.

Com Jake Gyllenhaal e Vanessa Kirby a bordo, a equipe se instalou na Islândia para começar e aí começaram os problemas: medo da Covid, birras, caprichos, mudanças inoportunas no roteiro que havia sido previamente validado, diferenças sobre as tramas do filme... nada parecia ir bem, então Thomas Bidegain acabou ligando para o produtor Alain Attal para contar o ocorrido e cortar pela raiz:

Vou falar com Jake e concordamos que não faz sentido persistir, nossas visões divergem demais

"Não vamos filmar em setembro. Acabou tudo e os 26 milhões voaram", relata a publicação. A produção foi interrompida quando tinha apenas 4 dias em andamento depois que, segundo foi dito, Jake Gyllenhaal criticou "cada cena, cada linha de diálogo, cada vírgula".

Finalmente, e para sorte de Bidegain, Soudain Seuls foi filmado em francês, dois anos depois e com um elenco 100% francês: Gilles Lellouche e Mélanie Thierry.

No filme, Lellouche e Thierry interpretam Ben e Laura, um casal há 5 anos que decide viajar ao redor do mundo de barco. Antes de chegar à América do Sul, eles se desviam para uma ilha selvagem perto da costa antártica e, enquanto a exploram, uma tempestade faz com que seu barco desapareça. Longe do mundo, repentinamente sozinhos diante do perigo e com o inverno se aproximando, eles terão que lutar por sua sobrevivência e a de seu parceiro.

Os Cowboys
Os Cowboys
Data de lançamento 16 de março de 2017 | 1h 45min
Criador(es): Thomas Bidegain
Com François Damiens, Finnegan Oldfield, Agathe Dronne
Imprensa
3,4
Usuários
3,1
Adorocinema
1,5

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados