Já faz algum tempo que a Marvel tem sérios problemas quando se trata de dar créditos aos criadores dos personagens - que lhes rendem bilhões de dólares. Um pequeno agradecimento no final do filme, e pronto. Muitos deles, ao longo dos anos, alegaram que, apesar de terem criado vários dos desenhos posteriormente recriados na tela grande, não receberam uma compensação justa e, além disso, sofreram insultos da produtora. Até que Rob Liefeld disse: "Chega".
Vai ser um massacre
Liefeld é um dos mais proeminentes artistas de histórias em quadrinhos dos anos 90, e, ao lado de Fabian Nicieza, criou Deadpool na edição #98 de Os Novos Mutantes no final de 1990. Agora, depois de quatro filmes estrelados por Ryan Reynolds, Liefeld encerrou seu relacionamento com a Marvel Studios. E com a Marvel em geral, embora já soubéssemos disso há meses.
Walt Disney Studios
Como ele declarou em seu podcast Robservations, em julho, após a estreia de Deadpool & Wolverine, nem ele nem sua família foram convidados para a festa pós-exibição do filme. "Eles fizeram isso para me envergonhar, para me diminuir e me derrotar. A Disney é o fator decisivo aqui. Ouvir: 'Você e sua família não são bem-vindos. Nós toleramos você na exibição'... Naquele momento, eu sabia no meu coração que não conseguiria fazer isso."
Ele, de fato, garantiu que entendeu o recado: "Em algum momento você diz: 'Recebi a mensagem, e a mensagem é clara'." Na verdade, ele não teve esse tipo de sentimento enquanto o personagem estava sendo adaptado pela Fox, e isso só aconteceu no último filme. "Eu perdoo você, quem quer que tenha tomado a decisão de dizer: 'Você pode ir ao cinema, mas não vamos falar com você. Vamos tratá-lo muito pior do que a 20th Century Fox jamais poderia imaginar.' Talvez você devesse trabalhar para tratar melhor o próximo cara."
A colaboração final de Liefeld com a Marvel acontece com a última edição de Deadpool Team Up. Ele então virará a página com o personagem e a Casa das Ideias após 36 anos de colaboração. A propósito, isso não significa que deixaremos de ver Deadpool: a Marvel manteve os direitos criativos em troca de dar a Liefeld uma pequena porcentagem dos projetos futuros do Mercenário Tagarela.