Poucos atores podem esbanjar uma trajetória prolífica e repleta de sucessos como o inglês Christopher Lee. Mesmo famoso por seu papel como Drácula nos diversos filmes do vampiro da produtora Hammer Horror, Lee acumula performances icônicas em grandes franquias, como Star Wars e O Senhor dos Anéis, e nos gêneros do terror e fantasia. Uma delas é em O Homem de Palha, o clássico do subgênero de horror folclórico que inspirou outro longa já consagrado: Midsommar.
Mas, se a influência de O Homem de Palha para o horror é palpável até hoje, tornando-se cultuado por cinéfilos e críticos, o mesmo não pode ser dito de sua refilmagem moderna, renomeada O Sacrifício. Em uma entrevista para o Scottish Daily Record em 2006, Lee criticou a decisão de refazer o filme que, segundo ele, é o favorito de toda sua carreira.
“Todos parecem bastante desesperados no mundo do cinema e da televisão. O Homem de Palha foi provavelmente o melhor filme que já fiz e se tornou, junto com Cidadão Kane, o maior filme cult do mundo. Ainda há pessoas comentando sobre ele [O Homem de Palha]”, admitiu o ator. “Eu não acredito em remakes. Você pode fazer uma sequência, mas refazer um filme com tal história e sucesso não faz sentido para mim”
British Lion Film Corporation
Em O Homem de Palha, um policial chamado Neil Howie é convocado a investigar o desaparecimento de uma jovem na ilha escocesa remota. Lá, ele se depara com uma comunidade pagã liderada pelo misterioso Lorde Summerisle. Ao buscar respostas para o caso, Howie mergulha nos costumes peculiares da região, envolvendo-se não só nas tradições pagãs, apesar de sua ferrenha crença católica, mas também numa série de intrigas e superstições sobrenaturais.
No original, Christopher Lee encarna exatamente o sinistro líder religioso Summerisle, enquanto Edward Woodward atua como sargento Neil Howie. No remake, Nicolas Cage encara o papel do policial numa trama parecida e com o mesmo final da primeira obra.
Porém, mudanças foram feitas em detalhes do filme, como o pano de fundo, que se passa nos EUA; a virgindade do policial, uma característica importante para o enredo do original, é alterada para uma alergia a abelhas; e o personagem de Lee é transformado em mulher, Irmã Summerisle.
Com míseros 15% de aprovação no Rotten Tomatoes, a repercussão do remake foi tão negativa, sendo continuamente ridicularizado como uma paródia, que até mesmo Nicolas Cage precisou sair em defesa do filme, comentando em entrevista para o IndieWire que a intenção era ser mesmo uma comédia. Se esse era o desejo, parece que deu certo.