Capitão América: Admirável Mundo Novo divide crítica: primeiras impressões destacam Anthony Mackie, mas o rotulam como o filme "mais meh" da Marvel
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Longa da Fase 5 da Marvel chega aos cinemas brasileiros nesta semana.

Excepcionalmente, passamos um período longo com poucos lançamentos da Marvel nos cinemas. Estranhamente, 2024 teve menos filmes do estúdio do que no segundo ano da pandemia, quando Eternos, Viúva Negra e Shang-Chi foram distribuídos. Agora, chegou o momento dos fãs terem o cronograma padrão da empresa com 3 projetos dentro de um curto espaço de tempo - e Capitão América: Admirável Mundo Novo dá o pontapé nesta trilha.

Possível primeiro sucesso de bilheteria com um longa norte-americano, já que a China já ultrapassou o primeiro bilhão de 2025, o projeto dirigido por Julius Onah já recebeu as primeiras críticas e... surpresa, desta vez a recepção foi extremamente dividida.

O lado bom das coisas

Marvel

Claro, há pessoas que viram o lado bom das coisas, e praticamente todos que gostaram da quarta aventura do Capitão América concentraram seus elogios em sua capacidade de entreter e em um Anthony Mackie que, segundo eles, é um digno portador do escudo e tem uma dinâmica mais do que sólida com seu colega de elenco Danny Ramirez.

Para dar alguns exemplos, Chris Gallardo, do The Hollywood Handle, explica que o filme “mostra que Anthony Mackie MERECEU JUSTAMENTE o papel de Capitão América. Ele dá tudo de si como Sam Wilson e sua química com Danny Ramirez é ótima. Harrison Ford como Presidente Ross/Hulk Vermelho é encantador e a ação realmente brilha quando acontece".

"Isso vai doer": Anthony Mackie fala sobre o futuro de Sam Wilson no MCU depois de Capitão América 4

Joseph Deckelmeier, do Screen Rant, por sua vez, olha para o futuro com entusiasmo, dizendo: “Foi muito bom. Fiquei preocupado que o filme parecesse uma colagem de remendos, mas foi bem fluido. Estou ansioso para ver Anthony Mackie formar os Novos Vingadores. É uma ótima continuação de Falcão e o Soldado Invernal e O Incrível Hulk".

Jazz Tangcay, da Variety, recomenda fortemente que vejamos o longa "na maior tela possível". Ela explica que o projeto foi feito para as telonas. "Anthony Mackie é um acerto como Capitão América. Eu adorei. Uma ótima parcela do MCU. Meus parabéns a Laura Karpman por uma trilha sonora forte”, completa.

Capitão América 4 muda personagem de 40 anos atrás para evitar polêmica: Uma nova Viúva Negra chega ao MCU

E Herb Scribner, do Washington Post, elogiou a "coesão notável" do filme , chamando-o de "uma verdadeira explosão" que o envolveu totalmente na história e dizendo que "parecia um filme do MCU em que outros projetos importam novamente".

Vibranium oxidado

Marvel

Mas Vibranium não é tudo o que reluz , porque Capitão América: Admirável Mundo Novo tem seus detratores. Muitos espectadores fizeram algumas críticas, desde "foi mediano" de Emmanuel Noisettey (Rotten Tomatoes) até "pareceu um pouco vazio" de Cris Parker (3C Films), que apreciaram "o tom mais sério", mas concluíram que o longa-metragem "não atingiu as emoções ou os pontos altos da narrativa".

John Flickinger (TheFlickPick) vai muito além , dizendo que o projeto é "desajeitado, anticlimático e tão emocionante quanto uma reprise. O roteiro dá pouco o que fazer aos personagens, a ação parece uma formalidade, e o Hulk Vermelho? Não crie muitas esperanças. Como o 35º filme do MCU, ele é muito cauteloso."

"Meu pior pesadelo": A exigência de Anthony Mackie que alterou o visual de Sam Wilson em Capitão América 4

Jeff Nelson, do Guy At The Movies, também não incentiva o otimismo, explicando que não há "nada de corajoso em Capitão América 4. Um thriller político feito com apostas emocionais dispersas, pontos de enredo reciclados e uma direção desinteressante. Outro vilão esquecível", enquanto Lee Travis, do Nerdist, o chama de "o filme mais 'meh' do MCU até agora". Os motivos? "Parece muito pequeno em escala, ao mesmo tempo em que tenta fazer muito em termos de construção de mundo. A alma do filme se perde entre tantas refilmagens."

Para completar a rodada de críticas negativas, temos Brittany Patrice (Screen Rant), que diz que Admirável Mundo Novo é "super falho" e que dá "a sensação de que o filme era sobre todos os outros, menos Sam, enquanto ele assume o manto do Capitão América. Ele não explora seus pontos fortes de forma alguma, o que me deixou bem decepcionada."

Capitão América: Admirável Mundo Novo
Capitão América: Admirável Mundo Novo
Data de lançamento 13 de fevereiro de 2025 | 1h 58min
Criador(es): Julius Onah
Com Anthony Mackie, Harrison Ford, Danny Ramirez
Imprensa
2,3
Usuários
3,4
Adorocinema
3,0
Assista agora no Disney +

A partir de amanhã, os fãs brasileiros - e este jornalista que vos escreve - já poderão chegar às próprias conclusões sobre o filme com a estreia no mercado comercial.

facebook Tweet
Links relacionados