Gladiador 2 continuou o filme de sucesso estrelado por Russell Crowe. Embora o plano inicial maluco fosse trazer o ator de volta (e colocá-lo contra Jesus Cristo!), isso acabou sendo descartado. No entanto, o final original de Gladiador teria permitido que Crowe retornasse sem problemas, já que o herói acaba vitorioso e ainda vivo, mas o ator deixou claro desde o início que essa parte da história precisava ser mudada.
"Tem um único propósito"
Tenhamos em mente que o roteiro de filmagem de Gladiador sempre foi um "trabalho em andamento", algo que o próprio Russell Crowe descreveu na época como "a maneira mais idiota de fazer um filme". Obviamente, isso deu alguma flexibilidade, e o final foi algo questionado pela estrela do filme. Crowe sempre achou que não fazia sentido que Maximus Decimus Meridius sobrevivesse ao fim, já que, segundo ele: "Aquele discurso 'Meu nome é Maximus...' é basicamente uma nota de suicídio".
Universal Pictures
Não demorou muito para que Ridley Scott percebesse a mesma ideia, como Crowe relembrou em declarações à Empire:
Lembro-me de Ridley vindo até mim no set e dizendo: 'Olha, do jeito que isso está se formando, não vejo como você vive. Esse personagem é sobre um ato de pura vingança por sua esposa e filho e, uma vez que ele consegue isso, o que ele faz?' E minha piada costumava ser: 'É, o que Maximus faz? Ele acaba administrando uma pizzaria perto do Coliseu?' Ele tem um propósito singular, que é encontrar sua esposa na vida após a morte e se desculpar por não estar lá para ela. E é isso
No final, a decisão foi dar a Gladiador o final que a história pedia, embora essa não tenha sido a única mudança importante necessária na produção. A ideia inicial era que Graco, o personagem interpretado por Derek Jacobi (que também retorna na sequência), morresse mais cedo na história, mas a morte inesperada na vida real de Oliver Reed forçou outros ajustes a serem feitos, para que Graco ocupasse o lugar de Proximus.
A verdadeira cena final de Gladiador
Universal Pictures
Alguns leitores podem não se lembrar que a cena final de Gladiador na verdade gira em torno de Juba, o personagem interpretado por Djimon Hounsou (que não retorna em Gladiador 2). Nessa sequência, Juba enterra algumas figuras da família de Máximo no Coliseu e isso nem estava escrito no roteiro. O próprio ator relembrou ao GQ:
A maioria da equipe não sabia o que estávamos fazendo, particularmente em relação àquela cena, porque aquela cena não estava roteirizada. Não sabíamos como terminaríamos o filme porque, no final das filmagens, havíamos perdido um personagem-chave na produção de Gladiador: Oliver Reed. Isso mudou tudo. E então, a pergunta 'Como terminamos o filme?' Eu estava nas discussões entre o estúdio e, obviamente, Ridley. A maneira como filmamos a última cena foi uma surpresa para todos, e não havia ninguém lá. Foi no fim do dia, com apenas um operador de câmera, o diretor e eu, e foi lindo
Aliás, sobre o final de Gladiador, Ridley Scott também comentou que acredita que o público não entendeu completamente o final . O diretor de Alien, o 8º Passageiro e Blade Runner, o Caçador de Androides acredita que Commodus, o inesquecível vilão interpretado por Joaquin Phoenix, também foi vítima, assim como Maximus.
Eu o via como o personagem mais empático de todos, em Gladiador . Ele foi produto do abandono, do abandono total de um pai que ele adorava. Então, finalmente, no filme, o pai dizia: vou negligenciá-lo ainda mais. Você não será o príncipe de Roma. E então o pai percebe, na velhice, que precisa de alguma forma de absoluto. Então ele faz algo fatal. Ele se ajoelha diante do menino pedindo perdão. Isso foi fatal porque o menino nunca viu o pai pedir esse tipo de discussão aprofundada. Então ele o sufoca. Então, a partir daquele momento, achei que Joaquin foi a pessoa mais empática do filme. O que ele fez e o que se seguiu, o que resultou disso, a natureza disso foi criada por seu pai
Apesar de todas essas mudanças ao longo do caminho, Gladiador acabou sendo um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 500 milhões com um orçamento de pouco mais de US$ 100 milhões. Também triunfou no Oscar, levando para casa cinco estatuetas douradas, incluindo Melhor Ator para Russell Crowe e Melhor Filme.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.