"Eles querem me sujeitar à cultura do cancelamento": Netflix retira Karla Sofía Gascón da campanha do Oscar 2025
Júlia Barbosa
Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

Emilia Pérez é o filme mais polêmico e mais indicado ao Oscar 2025.

Não se viu, nos últimos anos, uma temporada de premiações tão agitada quanto a do Oscar 2025. Emilia Pérez se envolveu em uma avalanche de polêmicas em relação à representação equivocada de minorias e ao uso de Inteligência Artificial. Logo em seguida, múltiplas declarações preconceituosas de Karla Sofía Gascón vieram à tona, complicando ainda mais a situação.

Depois de declarar em uma entrevista que a equipe de mídias de Fernanda Torres estaria lhe atacando, o público e uma série de matérias da Variety apontaram diversas publicações no X - antigo Twitter - em que a protagonista do longa compartilha mensagens de ódio a grupos minoritários, como os muçulmanos, pessoas LGBTQIA+, e até ofendendo Selena Gomez, sua colega de elenco.

O escândalo vem prejudicando a campanha do musical de Jacques Audiard, então, para tentar salvar algo da reputação da produção entre os votantes da Academia, a Netflix anunciou o afastamento da atriz espanhola das próximas ações promocionais da temporada.

O que significa o afastamento de Karla Sofía Gascón da campanha de Emilia Pérez?

Netflix

A informação divulgada pela Variety comunica que o time de relações públicas da Netflix não representa e nem se comunica mais diretamente com Gascón. A gigante do streaming também não irá arcar mais com as despesas de campanha da atriz. As fontes da revista apontam que ela não é mais esperada em eventos importantes como o Critics Choice Awards e o Santa Barbara International Film Festival.

É nessa segunda etapa pós-indicações que as distribuidoras focam em promover as categorias que acreditam ser mais possíveis de vitória e, no momento, o time de Emilia Pérez está se concentrando em Zoë Saldaña como Melhor Atriz Coadjuvante, "El Mal" como Melhor Canção Original e Melhor Diretor para Jacques Audiard - ainda que o cineasta também tenha sido publicamente ofensivo com os mexicanos.

A primeira ação da empresa foi enfatizar publicamente que a entrevista concedida por Karla Sofía Gascón à CNN foi organizada de maneira totalmente independente por ela. Na ocasião, ela tentou falou por quase uma hora sobre suas declarações de intolerância étnico-raciais e religiosas.

Em seguida, a espanhola fez um post no Instagram tentando se defender de represálias atestando que "estão querendo me sujeitar à cultura do cancelamento". Gascón não se pronunciou diretamente sobre a ação da Netflix.

Emilia Pérez estreia amanhã (6) nos cinemas brasileiros.

Emilia Pérez
Emilia Pérez
Data de lançamento 6 de fevereiro de 2025 | 2h 10min
Criador(es): Jacques Audiard
Com Zoe Saldana, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez
Imprensa
3,2
Usuários
2,2
Adorocinema
4,0
Assista agora em Telecine

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados