Uma das cenas mais icônicas de Vingadores tem uma versão inédita e um pouco diferente que quase ninguém viu
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

O primeiro filme da equipe da Marvel teve algumas versões alternativas antes do corte final.

Marvel

Quando o primeiro filme dos Vingadores chegou às telas em 2012, os fãs sabiam que estavam fazendo parte de um momento verdadeiramente especial. Esse filme foi a demonstração de que o sonho de criar um Universo Cinematográfico Marvel compartilhado poderia ser realizado. O longa foi um grande sucesso, mas a versão obviamente muitas coisas foram deixadas para trás na mesa de edição.

Entre os momentos mais memoráveis do projeto está, sem dúvida, a icônica cena em que Hulk, interpretado por Mark Ruffalo, agarra Loki e o joga violentamente no chão. Este momento não só se tornou um marco dentro da saga, como rapidamente se tornou viral, sendo um dos mais emblemáticos de toda a história do cinema de super-heróis. Porém, o que muitos não sabem é que aquela cena, que tanto marcou os fãs do UCM, tem uma versão inédita que mostra uma leve diferença.

Alterações e exclusões

Marvel

A famosa cena de Hulk socando Loki em Os Vingadores tem uma história interessante por trás. Para promover o filme em DVD, a Marvel lançou um aplicativo que oferecia conteúdo adicional, como detalhes da cena, curiosidades e material bônus durante a exibição do filme. Este aplicativo deu aos fãs acesso a uma versão anterior da famosa sequência, em que o irmão do Thor tentava confundir o Hulk usando ilusões e criando cópias de si mesmo para cercá-lo.

A filmagem não chegou à fase final de produção, e a amostra do aplicativo é uma prévia, que foi simplificada para ampliar o efeito surpresa do ataque do Hulk. Essa famosa sequência de Hulk e Loki não foi a única que passou por um processo de ajustes antes de chegar às telonas. Os Vingadores foi um filme que exigiu muito trabalho para atingir um ritmo adequado à duração da filmagem exigida pelo estúdio.

Diretora de A Substância recusou filme da Marvel e foi recompensada com indicação ao Oscar: "Queriam que fosse menos violento"

Na verdade, Joss Whedon, o diretor do filme, revelou em diversas entrevistas que sua primeira versão do filme durou mais de três horas. No produto final, o título foi reduzido para uma duração de duas horas e 25 minutos, o que significa que grande parte da filmagem não foi incluída na edição final.

Além da cena do Hulk já mencionada, houve várias outras sequências que foram modificadas ou totalmente removidas. O filme original incluía, por exemplo, uma cena de abertura em que Maria Hill (Cobie Smulders) tinha um papel de maior destaque, sendo questionada sobre os acontecimentos do Tesseract. Essa sequência foi eliminada na versão final porque, segundo Whedon, não combinava com o ritmo do filme e, além disso, muitos espectadores ainda não conheciam a personagem Maria Hill, o que tornou sua inclusão um tanto confusa no início do filme.

"Todos vão amá-lo!": Este fracasso surpreendeu completamente a Marvel Studios

O corte também deixou de fora momentos importantes que, em sua versão estendida, teriam contribuído com algo a mais para a trama. Uma dessas cenas mostrou o Capitão América (Chris Evans) se atualizando com o mundo moderno depois de passar décadas congelado no gelo. Durante este segmento, Steve Rogers conversa com uma garçonete que lhe conta sobre WiFi.

A cena sugeria certo interesse romântico pela jovem, e foi eliminada por ser considerada muito longa e desnecessária no longo prazo, pois teria dificultado a introdução de outro personagem importante no futuro cinematográfico de Cap, como Sharon Carter.

Marvel

Uma sequência deletada envolvia Natasha Romanoff, a Viúva Negra, fugindo do Hulk durante seu ataque à nave da SHIELD. Essa cena foi considerada irrelevante para o desenvolvimento da trama e foi cortada para manter o ritmo do filme. Um segmento foi mantido no filme mas a base da complicada relação entre os dois personagens foi simplificada, algo que começaria a ser explorado em filmes posteriores.

Os Vingadores continua sendo uma referência na história do cinema de super-heróis. Seu sucesso consolidou o MCU como uma das franquias mais importantes do cinema contemporâneo e abriu as portas para futuros filmes do universo. Se você é fã do filme e quer reviver esses momentos importantes, pode curtir todos os filmes e séries do Marvel Studios no Disney+.

*Conteúdo Global AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados