Embora Paul Schrader atuasse como diretor e/ou roteirista desde a década de 1970, ao longo dos anos 2000 parecia que o autor de Taxi Driver estava cada vez mais se despedindo da indústria cinematográfica. Não só porque se tornou cada vez mais difícil para ele obter financiamento para seus projetos, mas também porque sua insatisfação de com o fato de ter sido repetidamente privado da versão final das suas obras cresceu continuamente.
Schrader fez uma espécie de retorno com First Reformed em 2017, que acabou sendo coroado com uma indicação ao Oscar por seu excelente roteiro. Quatro anos depois, foi lançado The Card Counter, que chegou ao topo da lista anual de melhores filmes de muitos cineastas. Por fim, Jardim dos Desejos é a conclusão da chamada trilogia Man In A Room, que é composta por esses três títulos.
Qual é a história de Jardim dos Desejos?
Narvel Roth (Joel Edgerton) e sua equipe administram o jardim botânico ao redor da histórica mansão sulista da viúva rica Norma Haverhill (Sigourney Weaver). A vida do horticultor basicamente consiste em fazer florescer as mais magníficas flores de todo o mundo, afinal a grande exposição de jardins da primavera e um evento beneficente estão chegando.
Mas então sua patroa pede a ele que leve sua sobrinha-neta Maya (Quintessa Swindell) para a equipe e a treine. Embora Norma não fale uma palavra com Maya nas primeiras semanas, mesmo não a vendo há quase duas décadas, Narvel rapidamente a reconhece como uma aluna promissora.
The Jokers Films
Enquanto trabalham juntos no jardim, ela e o horticultor, que tem o dobro de sua idade, se aproximam. Maya não tem ideia do segredo de seu novo mentor: ele é um ex-nazista no programa de proteção a testemunhas. Mas a jovem também tem problemas: ela é viciada em drogas e se envolve regularmente em problemas com um traficante. Quando ela aparece no trabalho com um olho roxo, isso dá início a uma fatídica cadeia de eventos.
Uma história de amor improvável
Neste drama, Paul Schrader lida mais uma vez com seus temas favoritos. No centro está um personagem destruído que precisa lutar contra os demônios do passado e se submeter a uma vida cotidiana estritamente regrada, na qual tudo gira em torno do controle – e, portanto, também da punição.
Assim como em Taxi Driver, no suspense Auto Focus ou nos dois antecessores da trilogia Man In A Room, Jardim dos Desejos é uma reflexão complexa sobre a masculinidade frágil e a (im)possibilidade de redenção.
LEONINE
Narvel Roth, que Joel Edgerton eleva a um personagem multidimensional com uma das melhores atuações de sua carreira, tem o corpo completamente coberto de símbolos da SS. O fato de não removê-los tem a ver com o controle ao qual ele se dedicou como um ato de autoflagelação. Toda vez que ele olha para seu corpo nu no espelho, Narvel está fazendo penitência... para si mesmo, para o mundo e para as mortes das quais é responsável.
Jardim dos Desejos, que pode ser assistido em streaming pelo Telecine, é inspirado por elementos bíblicos ou religiosos, mas lida com esses aspectos principalmente em um nível espiritual – o que, no caso do diretor, também levanta questões éticas. Além disso, é um complexo cinema adulto que te deixará reflexivo por muito tempo, especialmente graças ao seu final grandioso – como é típico de Schrader.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!