O Oscar 2025 já deixou sua marca na história da premiação. As indicações deram o que falar nessas últimas semanas, com recordes sendo batidos e surpresas tomando conta da lista de produções concorrentes - sem contar as polêmicas.
O êxtase que domina o Brasil, com a forte presença de Ainda Estou Aqui na corrida para a estatueta, também contagia os fãs de terror, agora que o body horror A Substância entra para um clube exclusivo: a lista de filmes de terror indicados a Melhor Filme.
Escanteados às categorias técnicas, as produções de horror raramente conseguem conquistar a graça e os holofotes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Clássicos como A Mosca, Um Lobisomem Americano em Londres e Alien: O Oitavo Passageiro, por exemplo, foram reconhecidos apenas por seus méritos em Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais, respectivamente.
Em seus 97 anos de trajetória, porém, o Oscar somente indicou sete obras do gênero a Melhor Filme, apesar dos inúmeros filmes de grande sucesso e qualidade dentro do horror. Confira a seguir os poucos longas que conseguiram ultrapassar as barreiras e fazer parte da maior premiação de cinema do mundo.
O Exorcista (1973)

O Exorcista correu para que todos os outros filmes de terror pudessem andar. Com um total de 10 indicações, o terror sobrenatural de William Friedkin arrastou dezenas de pessoas para as salas de cinema, consagrando-se como uma das mais bem-sucedidas obras de horror e um verdadeiro fenômeno cultural. Na trama, um padre e um sacerdote reúnem esforços para expulsar um espírito maligno que possui o corpo de uma garotinha.
Tubarão (1975)

O hitmaker Steven Spielberg levou para a premiação o seu grande sucesso Tubarão, concorrendo a Melhor Filme e ganhando em Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição. Na trama, um tubarão branco aterroriza banhistas de uma cidade de praia no verão, o que leva o chefe de polícia local a uma caçada sem igual junto com um biólogo marinho e um apanhador profissional de tubarões.
O Silêncio dos Inocentes (1991)

Sendo o único desta breve lista que, de fato, levou o prêmio de Melhor Filme, O Silêncio dos Inocentes bateu outros recordes, se tornando, na história do Oscar, o terceiro e último filme até o momento a ganhar os cinco prêmios principais: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Anthony Hopkins, Melhor Atriz para Jodie Foster e Melhor Roteiro Adaptado.
Na história, uma jovem detetive do FBI pede ajuda do canibal Hannibal Lecter para prender outro assassino em série. A convivência entre os dois se transforma em um jogo psicológico perigoso.
O Sexto Sentido (1999)

Com uma reviravolta que só poderia surgir da mente de M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido foi indicado a seis categorias do Oscar no ano de 2000: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante para Haley Joel Osment, Melhor Atriz Coadjuvante para Toni Collette, Melhor Edição e Melhor Diretor.
No filme, um psicólogo infantil vai atrás de ajudar um confuso e introvertido garoto de oito anos apenas para descobrir que o menino possui uma sensibilidade sobrenatural ímpar.
Cisne Negro (2010)

O suspense psicológico estrelado por Natalie Portman e Mila Kunis é um dos filmes mais celebrados da carreira de Darren Aronofsky e foi uma das obras mais celebradas naquela temporada de premiações, concorrendo com sucessos como A Origem e A Rede Social. O longa acompanha os preparativos de uma produção de O Lago dos Cisnes e a derrocada mental de uma bailarina ambiciosa que se vê ameaçada por outra dançarina.
Natalie Portman levou o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2011, enquanto o filme foi indicado a mais quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Corra! (2018)

Corra! é quem passa o bastão para A Substância. Jordan Peele conseguiu quebrar o hiato de 8 anos com sua brilhante história sobre a visita de um jovem fotógrafo negro para conhecer os pais de sua namorada branca. Quando chega na propriedade luxuosa, ele percebe que o comportamento estranho da família esconde algo perturbador.
Corra! recebeu ainda as indicações para Melhor Diretor; Melhor Ator, com Daniel Kaluuya; e Melhor Roteiro Original, levando para casa a estatueta nesta última categoria.
A Substância (2024)

Por fim, A Substância deixa sua marca, sendo nomeado não só para Melhor Filme na edição de 2025 do Oscar, mas também para Melhor Diretor; Melhor Atriz, com Demi Moore na corrida pelo prêmio; Melhor Roteiro Original e Melhor Cabelo e Maquiagem.
O filme acompanha uma ex-estrela de cinema que, esquecida pela indústria por sua idade, descobre uma droga clandestina que promete transformá-la numa nova e melhorada versão de si mesma.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!