"Era proibido falar inglês": Indicada ao Oscar 2025 por Emilia Pérez, Zoe Saldaña confessa que já sofreu bullying por não saber espanhol
Júlia Barbosa
Júlia Barbosa
Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

Zoe Saldaña é descendente de dominicanos e interpeta uma advogada mexicana em Emilia Pérez.

Com 13 nomeações, Emilia Pérez é o filme mais indicado ao Oscar 2025 e, também o mais polêmico. O musical de Jacques Audiard vem repercutindo negativamente, sobretudo, entre os mexicanos e um dos motivos para tal é o mau uso da língua espanhola no roteiro e pelas atrizes estadunidenses que protagonizam o longa.

Selena Gomez se pronunciou sobre o assunto afirmando que não teve tempo de se dedicar à fluência no idioma e, por isso, não conseguiu entregar um bom resultado ao cantar e atuar em espanhol no filme. Por sua vez, Zoë Saldaña já falava a língua desde a pré-adolescência, mas confessa que enfrentou muita dificuldade no processo de aprendê-la.

Onde Emília Perez foi gravado? O musical com Selena Gomez é uma das maiores apostas do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Zoë Saldaña sofreu bullying por não saber falar espanhol

Netflix

Nascida em Nova York, Zoë precisou se mudar para a República Dominicana, terra natal da mãe, aos nove anos logo após a morte de seu pai. Lá, ela e as duas irmãs sofreram bullying no colégio por não saberem falar espanhol:

"Era proibido falar inglês, você tinha que falar apenas espanhol. E então você sofre bullying porque as crianças não te entendem. E nós não éramos pequenas vítimas. Nós revidávamos, mas então eles pressionaram mais, porque todos se entendiam", relembrou em entrevista à Harper's Bazaar.

Com o tempo, ela se tornou fluente na língua e contou à revista que, por mais difícil que o tempo fora dos Estados Unidos tenha sido, ele fez com ela se conectasse com suas raízes. A advogada mexicana Rita Mora é seu primeiro papel hispanohablante e sua primeira indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Emilia Pérez, de Jacques Audiard, estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados