O que aconteceu com Horizon 2? Kevin Costner explica o que seu épico de faroeste precisa para ser lançado
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

A odisseia desse ambicioso projeto do ator e diretor está provando ser ainda maior fora das telas do que dentro delas.

Um dos assuntos cinematográficos mais comentados do ano passado foi o lançamento de Horizon: An American Saga. O longa-metragem de Kevin Costner prometia ser um grande retorno ao cinema de faroeste, mas a realidade foi outra: um fracasso de bilheteria que levou ao adiamento indefinido do lançamento da segunda parte.

A verdade é que talvez a estratégia da Warner nunca tenha sido muito acertada, pois o plano inicial era que Horizon: An American Saga - Chapter 2 fosse lançado em menos de dois meses após a estreia do primeiro filme. Uma decisão que implicou grande confiança na saga, mas quando os problemas surgiram, o estúdio levou pouquíssimo tempo para repensar tudo.

Warner Bros.

Horizon 2 teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Veneza do ano passado, seguindo o que Costner sempre quis. Isso, aliado à chegada da primeira parte em streaming no final de agosto, nos levou a acreditar que teríamos novidades em breve. Bem... já estamos em janeiro de 2025 sem grandes novidades.

A tudo isso, devemos acrescentar que o plano de Costner sempre foi que a saga tivesse quatro filmes. Na verdade, ele começou a filmar o terceiro longa-metragem no ano passado, mas só conseguiu filmar por oito dias. O dinheiro era um problema, mas ele mesmo comentou, no final de novembro, que estava se reunindo com uma série de milionários para fazer as coisas decolarem.

Então o que está faltando?

Entretanto, uma coisa é falar sobre um filme que talvez nunca seja feito, e outra é falar sobre um filme que está pronto para ser lançado, mas ninguém parece estar particularmente interessado nele. O próprio Costner deu a entender que a Warner não está disposta a lançá-lo nos cinemas quando disse durante o Savannah Film Festival:

Horizon 2 está pronto, estou procurando o parceiro de distribuição certo para ele. Já filmei cerca de oito dias do terceiro filme e é um sonho para mim encontrar o parceiro certo para levá-lo às pessoas. Quando você tiver os dois, verá realmente como eles funcionam juntos e, então, pode ser importante ter o terceiro e o quarto.

A recente inclusão de Horizon: An American Saga no catálogo da Netflix nos Estados Unidos representou um novo momento na popularidade do filme, já que ele foi muito bem recebido. Tanto que, na semana de 30 de dezembro a 5 de janeiro, subiu para o Top 10 Global da plataforma, apesar de estar disponível apenas em um país.

Isso não significa que Horizon 2 vá parar na Netflix, embora Costner já tenha estrelado um filme original na plataforma, como Estrada sem Lei. Mas também não é impossível.

Warner Bros.

Além disso, o ator e diretor está determinado a terminar a saga a qualquer custo. Lembremos que ele mesmo desembolsou uma boa quantia dos 100 milhões que as duas primeiras partes custaram. Na época, foi dito que o ex-astro de Yellowstone contribuiu com 38 milhões, e é muito provável que ele não consiga arcar novamente com esse valor para os dois restantes.

O principal problema é que o primeiro filme arrecadou apenas 38 milhões de dólares nos cinemas, uma quantia claramente insuficiente. É verdade que mais tarde o filme terá rendido mais dinheiro, mas, no momento, não parece ser uma decisão muito inteligente alguém investir os milhões necessários para concluir o sonho de Costner.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados