“Eu estraguei minha carreira”: Richard Gere, astro de Uma Linda Mulher, lamenta dois de seus maiores sucessos
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O ator alcançou o sucesso mundial graças a Uma Linda Mulher. No entanto, ele preferiria não ter feito o filme, assim como outro romance de sucesso dos anos 1980.

Quase 50 anos após o início de sua carreira, Richard Gere ainda é um ator famoso e popular de Hollywood, mesmo que tenha se tornado um pouco escasso nas telas nos últimos anos. Depois de interpretar o papel principal no romance Cinzas no Paraíso, em 1978 (que ele considera seu melhor filme), ele teve sua grande descoberta dois anos depois com o filme Gigolô Americano.

No entanto, pelo menos na opinião do astro, sua carreira voltou a decair nos anos seguintes, embora seus maiores sucessos comerciais ainda estivessem por vir. Em retrospecto, Gere considerou dois de seus filmes mais populares como um erro – e a razão pela qual não lhe foram oferecidos bons roteiros posteriormente.

Richard Gere em A Força do Destino D.R.
Richard Gere em A Força do Destino

O ator de 75 anos revelou isso em 1993 em uma entrevista à revista Movieline (via Newsner.com):

Uma Linda Mulher é algo que eu nunca teria feito. Muito menos A Força do Destino. Eu não tinha absolutamente nenhum interesse nesses roteiros. Foi a mesma pessoa que bateu em minha porta em ambos os casos. [O produtor] Jeffrey Katzenberg, que trabalhou primeiro na Paramount e depois na Disney, que foi um dos meus primeiros amigos aqui e ainda é.”

“Tive que rastejar um pouco para conseguir propostas”

Gere continuou: “Na época de Uma Linda Mulher, eu já estava fora de cena há algum tempo. Eu havia dito conscientemente: ‘estou saindo para fazer outras coisas’. E eu estraguei minha carreira a ponto de quase ninguém dizer: ‘vamos chamar o Gere para fazer isso’. Tive de rastejar um pouco para conseguir propostas de roteiros”.

Touchstone Pictures

Justiça Cega [um thriller de 1990 no qual Gere interpretou um policial corrupto, nota do editor], por exemplo, foi uma decisão muito difícil para mim, porque poderia ter sido uma grande porcaria. Felizmente, acabou sendo um dos meus filmes favoritos e também uma das minhas melhores experiências.”

Embora o astro de Sempre ao Seu Lado achasse que Uma Linda Mulher (que ele voltaria a criticar mais tarde) tivesse prejudicado sua carreira, ele trabalhou com o diretor Garry Marshall e sua parceira de tela Julia Roberts novamente nove anos depois para a comédia romântica Noiva em Fuga.

No ano passado, seu novo filme, Oh, Canada, teve a estreia mundial em Cannes, onde Gere voltou para a frente das câmeras depois de 40 anos com o diretor de Gigolô Americano, Paul Schrader. Infelizmente, ainda não se sabe se ou quando o filme será lançado no Brasil.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados