Erro de 30 anos em O Rei Leão revelado: Você nunca mais verá Rafiki da mesma forma
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

30 anos após o primeiro filme de O Rei Leão, Mufasa encontra uma explicação para o erro de Rafiki na animação original e coloca tudo sob uma nova luz.

Dando continuidade ao sucesso do remake de animação fotorrealista, O Rei Leão (2019), Mufasa: O Rei Leão conta a história do pai de Simba. No entanto, Mufasa primeiro precisa encontrar o caminho para Pride Rock e, no processo, até mesmo corrigir um antigo erro de Rafiki que o clássico desenho animado cometeu 30 anos atrás.

"O povo pede, protestos nas ruas": Seth Rogen e Billy Eichner falam sobre chance de filme focado em Timão e Pumba (Entrevista Exclusiva)

Mufasa esclarece: Este famoso macaco de O Rei Leão não é um babuíno

Qualquer um que já tenha assistido Gladiador 2 deve saber que os babuínos parecem diferentes do personagem Rafiki de O Rei Leão. O filme de animação da Disney de 1994 cometeu um erro: Nala chama o sábio macaco xamã de babuíno, embora ele seja um mandril. Enquanto os babuínos têm uma cor marrom uniforme, apenas o mandril, com seu pelo mais cinza, tem a marcante coloração facial vermelho-azulada do Rafiki.

"Aqui está o que há para pensar... A esquerda é um Mandrill AKA Rafiki. A direita é um Babuíno esmegular comum. De nada."

Nos últimos 30 anos, a confusão em O Rei Leão foi descoberta e abordada por vários fãs e biólogos. O diretor de Moonlight: Sob a Luz do Luar, Barry Jenkins, não só deu ao seu leão em Mufasa mais expressões faciais, mas, graças ao roteirista Jeff Nathanson, ele até fez uma referência irônica ao erro da época ao fornecer uma explicação para a gafe na trama.

Rafiki, o Mandril: Como Mufasa corrige o erro do babuíno de O Rei Leão

Como narrador da história de como Mufasa se tornou o Rei Leão, Rafiki pode finalmente nos dar algum esclarecimento: nós o conhecemos como um estranho. Em uma árvore cheia de babuínos, ele é o único mandril. Aparentemente é uma espécie de família substituta depois que ele perdeu seu irmão. No entanto, como sua natureza sonhadora e visões do futuro supostamente colocam a matilha de macacos em perigo, ele é banido do grupo. Ao lado de Mufafa, Taka, Sarabi e Zazu, ele embarca em uma jornada para um novo lar: Milele.

Walt Disney Pictures

Antes que os diferentes animais se tornem amigos, Rafiki é repetidamente chamado de "babuíno" de forma depreciativa ao longo do caminho - especialmente pela leoa Sarabi (provavelmente em referência ao nome impróprio de Nala no desenho animado). Rafiki deixa claro várias vezes que ele é na verdade um mandril, mas a leoa simplesmente responde que um macaco é sempre um macaco. Para um felino grande, não há muita diferença no potencial “alimento”.

Dessa forma, o filme Mufasa se apropria do antigo erro para explicá-lo: aparentemente, a classificação de espécie inicialmente incorreta também foi adotada pelo conselheiro real mais tarde. Como Rafiki sempre foi "um pouco louco", é fácil imaginar que em algum momento ele adotou o título de babuíno como apelido e simplesmente parou de corrigir os animais ignorantes ao seu redor.

Walt Disney Pictures

Somente o rabo de macaco de Rafiki, que foi desenhado muito longo e na animação era mais parecido com o comprimento de um babuíno, não pode ser completamente apagado por Mufasa com essa explicação. Quando o conselheiro de Mufasa retornou no remake de 2019 e foi oficialmente transformado em mandril, a obra já havia encurtado o apêndice para um comprimento quase real.

Esqueça Mufasa! A Disney já lançou a melhor prequela de O Rei Leão há vinte anos atrás

Mufasa está atualmente em exibição nos cinemas, enquanto as outras produções de O Rei Leão estão disponíveis no Disney+, dentre outros filmes bons para assistir.

Mufasa: O Rei Leão
Mufasa: O Rei Leão
Data de lançamento 19 de dezembro de 2024 | 1h 58min
Criador(es): Barry Jenkins
Com Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Seth Rogen
Imprensa
3,1
Usuários
4,2
Adorocinema
3,0
Assista agora no Disney +

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados