"Nenhum filme vale a pena morrer": Esta ficção científica de Steven Spielberg tinha tudo para ser um grande clássico mas acabou em tragédia com a morte de seu protagonista
Maria Santos
Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

Lançada em 1983, a produção contava com a parceria de quatro nomes importantes de Hollywood em uma releitura de Twilight Zone.

Não é difícil lembrar pelo menos três obras de ficção científica de Steven Spielberg. E.T. - O Extraterrestre, Jurassic Park e Jogador Nº1 são apenas alguns dos sucessos que consolidaram o diretor como um dos mestres do gênero. Contudo, uma colaboração menos lembrada de Spielberg,o filme No Limite da Realidade quase se tornou um clássico, mas acabou marcada por uma tragédia devastadora que abalou a indústria cinematográfica.

Lançado em 1983, No Limite da Realidade foi inspirado na icônica série criada por Rod Serling nos anos 1960. A obra reuniu quatro diretores: Joe Dante (Gremlins), George Miller (Mad Max), John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres) e Spielberg, cada um responsável por um segmento independente. A tragédia aconteceu durante as gravações do segmento dirigido por John Landis, que contava a história de Bill Connor (Vic Morrow), um homem racista que, por um castigo cósmico, é transportado para cenários históricos de opressão, como a Alemanha nazista e a Guerra do Vietnã.

A tragédia que mudou tudo

Boris Yaro / Los Angeles Times)

Para tornar uma cena de guerra mais realista, Landis utilizou efeitos práticos e explosivos enquanto Morrow carregava duas crianças para atravessar um rio. Um helicóptero voava a baixa altitude quando um dos explosivos atingiu seu rotor traseiro, causando a queda da aeronave. O helicóptero colidiu com Morrow e as crianças, Myca Dinh Le e Renee Shin-Yi, matando-os instantaneamente.

A tragédia foi agravada por sérias irregularidades na produção. Myca Dinh Le e Renee Shin-Yi, as crianças contratadas para a cena, não tiveram suas participações informadas corretamente às autoridades e responsáveis legais. Com receio de não encontrar um elenco infantil a tempo, Landis violou as leis trabalhistas infantis da Califórnia, filmando durante a madrugada e sem as permissões exigidas.

John Landis foi processado por homicídio culposo, sendo essa a primeira vez que um diretor enfrentava acusações criminais por mortes ocorridas em um set de filmagem. Apesar de ter sido absolvido, ele foi penalizado com sanções profissionais e multas devido às violações trabalhistas.

Em entrevista ao historiador de cinema Joseph McBride, Spielberg declarou: "O acidente me fez crescer um pouco" e afirmou que deixou todos os envolvidos no filme "doentes até o centro de nossas almas". Ele ainda acrescentou:

"Nenhum filme vale a pena morrer. Acho que as pessoas estão se posicionando muito mais agora contra produtores e diretores que exigem demais. Se algo não é seguro, é direito e responsabilidade de qualquer ator ou membro da equipe gritar 'Corta!'". Após o acidente, Spielberg rompeu a amizade com John Landis.

O caso resultou em mudanças significativas nos protocolos de segurança em Hollywood. Além das ações criminais, segundo apurações do jornal Los Angeles Times, a Warner Bros. enfrentou processos civis e foi obrigada a pagar milhões em indenizações às famílias das vítimas. O episódio permanece como um dos capítulos mais sombrios da história do cinema, frequentemente relembrado em documentários como E! True Hollywood Story e Cursed Films.

No Limite da Realidade
No Limite da Realidade
Data de lançamento 1983 | 1h 42min
Criador(es): Steven Spielberg, Joe Dante, John Landis
Com Dan Aykroyd, Albert Brooks, John Lithgow
Usuários
3,7
alugar ou comprar

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados