A temporada de premiações sempre apresenta uma série de produções que, em outras ocasiões, passariam despercebidas pelo público geral. Esse é um dos pontos mais interessantes do período: conhecer histórias de diferentes regiões, a partir de perspectivas inovadoras.
Diretamente da Letônia, com colaboração da França e da Bélgica, Flow tem conquistado a audiência mundial a cada nova exibição - e isso se traduz através das manifestações do público e da crítica, que neste caso tem validado a produção com um número expressivo de honrarias.
Para a alegria do público brasileiro, o longa chega em breve no país com distribuição da Mares Filmes e Alpha Filmes. Para aquecer as expectativas, com exclusividade ao AdoroCinema, confira o pôster nacional de Flow em primeira mão:
A melhor animação de 2024 não é da Pixar: Conheça o filme que pode roubar o Oscar de Divertida Mente 2Sua passagem especial no Festival de Cinema de Animação de Annecy, com Prêmio do Público e Prêmio do Júri, marca o impacto do projeto. Somada ao Globo de Ouro de Melhor Animação do Ano, o filme também conquistou a mesma categoria no European Film Awards, na Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles, no National Board of Review, entre outros. Foram 29 vitórias a partir de 52 indicações, segundo o IMDb.
Na trama, o mundo parece estar chegando ao fim, repleto de vestígios da presença humana. O gato é um animal solitário, mas, quando seu lar é devastado por uma grande enchente, ele encontra refúgio em um barco povoado por diversas espécies, e terá que se unir a eles apesar de suas diferenças. No barco, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo mundo.
MARES FILMES / Alpha Filmes
"Este filme é feito por uma equipe muito pequena, jovem, mas muito apaixonada, em um lugar onde não há uma grande indústria cinematográfica. Então, esta é a primeira vez que um filme da Letônia está aqui, então isso é enorme para nós”, disse o diretor Gints Zilbalodis no discurso de agradecimento após vencer o Globo de Ouro.
“Essa é uma história muito pessoal para mim porque eu costumava trabalhar sozinho. Fiz todos os meus filmes sozinho, mas dessa vez trabalhei com uma equipe e, assim como o gato em 'Flow', tive que aprender a confiar nos outros e aprender a colaborar e superar nossas diferenças. Acho que é muito importante lembrar disso hoje em dia”, acrescentou.
Indicado ao Critics Choice Awards e com potencial para o Oscar 2025, Flow estreia em 30 de janeiro.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!