Em novembro de 2002, foi lançado Extermínio, um aclamado longa-metragem de zumbis que ficou marcado por definir diversos parâmetros para o gênero. Um ano depois, a Image Comics publicou The Walking Dead, uma série de quadrinhos que também tornou-se referência entre os comedores de cérebro.
Além de todo o suspense e a ambientação sangrenta, essas duas histórias compartilham algo mais: um início bastante parecido. Em ambas as obras, um homem acorda em um hospital sem saber o que aconteceu, andando nu, e delirante, por uma cidade destruída, ao mesmo tempo em que tenta compreender a nova realidade que o cerca.
De acordo com o ScreenRant, Robert Kirkman, criador das HQs The Walking Dead, afirmou que a semelhança citada não passa de mera coincidência. Quer acreditemos ou não, Kirkman minimiza o assunto, colocando que não ficou preocupado ao ver que as narrativas eram tão parecidas, visto que elas evoluem de maneiras diferentes. O autor ainda alega que só assistiu ao filme após terminar de escrever o primeiro capítulo do quadrinho.
Vale ressaltar que apesar de ter sido lançado oficialmente em 2002, Extermínio só chegou aos Estados Unidos em 2003, altura em que The Walking Dead já estava em seu segundo capítulo. Kirkman até admitiu que teve a oportunidade de reescrever a primeira parte, mas optou por não fazê-lo.
Embora The Walking Dead nunca tenha conseguido se distanciar dessas comparações, de fato, Kirkman sempre esteve certo em afirmar que as duas narrativas são muito diferentes. Enquanto o filme caminha para um suspense de sobrevivência sobre o vazio deixado pela perda da humanidade, a HQ vai mais longe no conflito, dando uma ênfase especial no papel da sociedade e nas diferentes tentativas de civilização.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!