Minha conta
    “Quero rasgá-lo em um milhão de pedaços”: John Wayne desprezava este talentoso diretor
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Seleção de elenco para clássico natalino enfureceu o ícone do faroeste.

    John Wayne era um homem de contradições: fora das telas, um ferrenho conservador de direita, mas assumiu um papel progressista em vários célebres clássicos do cinema - como O Homem que Matou o Facínora. Embora tenha sido um dos maiores ícones do faroeste, seu maior sucesso nada teve a ver com cowboys. E mesmo sendo acusado de ter um ego enorme, ele nunca se cansava de elogiar os colegas.

    No entanto, isso não significa que Wayne nunca criticou outros cineastas. O ator tinha uma raiva enorme de um diretor altamente respeitado: Frank Capra, lenda por trás da insana comédia Aconteceu Naquela Noite, da sátira política A Mulher Faz o Homem e do clássico de Natal A Felicidade não se Compra.

    Uma escolha de elenco que enfureceu

    O desdém de Wayne por Capra começou em 1946, quando o diretor estava montando o elenco de A Felicidade não se Compra. A vencedora do Oscar Anne Revere foi considerada para o papel, preocupando o ator coadjuvante Ward Bond - já que Revere era uma crítica ativa do antigo Comitê de Atividades Antiamericanas.

    United Artists

    De acordo com Bond, Capra deveria primeiro ter a consideração de Revere aprovada por John Wayne, que por sua vez apoiava as ações inflamatórias do comitê. No entanto, de acordo com a Far Out Magazine, Capra afirmou que não sabia por que deveria se preocupar com a opinião de Wayne sobre o elenco de seu filme - resposta que chegou à estrela de O Último Pistoleiro.

    O projeto de reconciliação fracassou

    Embora Revere não tenha conseguido o papel, a situação foi o suficiente para enfurecer Wayne. O astro teria reclamado de Capra: "Quero agarrar aquele filho da p*ta, rasgá-lo em um milhão de pedaços, jogá-lo no oceano e vê-lo flutuar de volta para a Itália!"

    Diz-se que Capra apenas respondeu um sóbrio “Foi uma época feia” sobre esse insulto. No entanto, houve interesse em suavizar as coisas com o tempo: a lenda da direção estava disposta a conduzir O Mundo do Circo, projeto de John Wayne - mas desistiu quando Wayne rejeitou o roteiro escrito por Capra e James Edward Grant foi contratado como o novo escritor.

    A Felicidade Não Se Compra
    A Felicidade Não Se Compra
    Data de lançamento 14 de fevereiro de 1947 | 2h 09min
    Criador(es): Frank Capra
    Com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Telecine

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top