Minha conta
    Uma das cenas mais cruéis do cinema de guerra: Foi assim que Steven Spielberg mostrou o horror que os soldados vivenciaram na Segunda Guerra Mundial
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Um dos maiores filmes do gênero ainda tem muitos segredos a oferecer.

    Em 1998, O Resgate do Soldado Ryan redefiniu o gênero de guerra graças a uma representação visceral e extremamente realista da Segunda Guerra Mundial - especialmente durante a cena de desembarque em Omaha Beach, onde, para conseguir uma cena crua e realista do ataque, Steven Spielberg decidiu incluir veteranos de guerra amputados e usar próteses elaboradas.

    Para o diretor, capturar a brutalidade da guerra exigia mais do que efeitos especiais ou atuações convincentes. Querendo homenagear os soldados e retratar fielmente seus sacrifícios, ele optou por escalar veteranos de guerra que haviam perdido membros em combate.

    "Uma experiência mentalmente desmoralizante"

    As filmagens da cena começaram em 27 de junho de 1997 em Ballinesker Beach, na Irlanda, onde o diretor submeteu os atores e figurantes a até 50 tomadas por dia - porque, em suas próprias palavras, “queria trabalhar rápido o suficiente para que” eles sempre sentissem que estavam em combate.

    Paramount Pictures

    No total, participaram cerca de 1.500 pessoas, incluindo 30 indivíduos amputados e veteranos de guerra paraplégicos equipados com próteses para representar soldados desfigurados. Spielberg colaborou com especialistas em efeitos práticos para projetar adereços que recriassem os ferimentos na tela de uma forma impressionante, mas respeitosa.

    Graças à sua experiência, os veteranos puderam representar fielmente a perda traumática de membros - algo que atores sem essa experiência não poderiam reproduzir com igual verossimilhança.

    A abertura de O Resgate do Soldado Ryan, com sua representação nítida do Dia D, foi elogiada como uma das recriações mais fiéis da guerra na história do cinema - tanto que o próprio filme até levou à abertura de uma linha de apoio para veteranos de guerra que reviveram o trauma do confronto.

    O Resgate do Soldado Ryan
    O Resgate do Soldado Ryan
    Data de lançamento 11 de setembro de 1998 | 2h 43min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Ryan Hurst, Tom Hanks, Tom Sizemore
    Usuários
    4,7
    Assista agora em Globoplay

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top