Nenhum outro ator é tão associado ao faroeste quanto John Wayne. O duque se tornou uma das maiores estrelas de Hollywood principalmente por conta da infinidade de filmes do gênero que fez ao longo de sua carreira. Por isso, O Último Pistoleiro ocupa um lugar de destaque, já que foi o último longa-metragem em que atuou.
A verdade é que Wayne não foi a primeira escolha para interpretar JB Books, um pistoleiro veterano vítima de um câncer terminal que acabará com sua vida em questão de semanas. Muitos atores recusaram o papel antes, incluindo Clint Eastwood.
Adeus a John Wayne
Apesar do delicado estado de saúde, Wayne foi escolhido - o que gerou algumas mudanças no filme, já que se reservou o direito de dar sua aprovação ao roteiro. Além disso, boa parte do elenco foi escolhida por ele, como James Stewart, que estava afastado do cinema há alguns anos, ou Lauren Bacall, com quem teve um curioso conflito durante as filmagens.
Outro grande problema durante as filmagens foi que Wayne precisou ficar hospitalizado por duas semanas devido a uma gripe que sofria. Lembremos que ele já havia superado o câncer - que exigiu a remoção do pulmão esquerdo e várias costelas -, mas naquela época ele estava livre da doença. Porém, quase como uma premonição, o câncer acabaria reaparecendo em 1979, provocando sua morte aos 72 anos.
O fato do filme em si se passar nos anos finais do Velho Oeste reforça seu status entre os títulos que marcaram um antes e um depois no faroeste. Não tanto pelo seu valor individual, já que Wayne protagonizou vários westerns muito superiores ao longo dos anos, mas também pelo fato de ter sido o seu adeus ao gênero e de a história que nos conta combinar muito bem.
Além disso, os filmes de faroeste já não eram tão populares naquela época e não demoraria muito até que o gênero entrasse numa crise da qual nunca se recuperou totalmente. Tudo isto explodiu com o enorme fiasco de O Portal do Paraíso em 1980 e só no início dos anos 90 houve um verdadeiro ressurgimento do western graças aos sucessos de Dança com Lobos e Os Imperdoáveis, mas acabou por ser uma miragem.
O filmes está na assinatura premium do Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!