Algumas das acusações que Indiana Jones e o Templo da Perdição precisou suportar desde o seu lançamento, há 40 anos, não podem ser completamente descartadas. Porém, embora para a maioria dos fãs a segunda aventura do arqueólogo fique aquém de seu antecessor (Os Caçadores da Arca Perdida) e de seu sucessor direto (Indiana Jones e a Última Cruzada), alguns ainda o consideram um filme satisfatório.
Indiana Jones 2 certamente tem alguns fãs - mas sabemos que alguém claramente não é um deles: o próprio Steven Spielberg, que lançou a série junto com George Lucas e, com exceção da quinta parte lançada no ano passado, esteve na cadeira do diretor de todo os filmes de Indy.
Em entrevista ao Sun Sentinel em 1989, a lenda da direção disse o seguinte: “Não fiquei nada feliz com o segundo filme. Estava muito escuro, muito subterrâneo e muito cruel. Achei que até superaria Poltergeist. Não há nenhum vestígio dos meus sentimentos pessoais em O Templo da Perdição."
Aliás, vale lembrar que a segunda aventura do explorador não é o único filme do currículo de Spielberg que o cineasta analisa criticamente em retrospecto. Ele também já admitiu abertamente que seu segundo blockbuster de Jurassic Park não poderia corresponder ao original, e há uma certa aventura de fantasia de 1991 que o diretor ainda não gosta décadas depois.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!