O Universo Cinematográfico Marvel, por uma década, foi invencível. Cada filme que o estúdio lançou foi um sucesso garantido. Porém, a era pós-Vingadores: Ultimato (2019) mostrou que o que sobe pode descer – e a queda não é nada agradável.
A Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel foi inaugurada por Viúva Negra (2021). A história sobre Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) correspondeu às expectativas após um ano difícil para os cinemas. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) veio depois e fez sucesso, mas Eternos (2021) foi um fracasso inesperado para a franquia.
Já se passaram 3 anos desde o lançamento de Eternos e já esquecemos que ele existe. O filme se tornou o primeiro filme da Marvel a não ser certificado como "fresco" no Rotten Tomatoes. A pontuação do filme no agregador de críticas é atualmente de 47% de aprovação. Isso encerrou a boa sequência dos filmes da Marvel, que sempre foram certificados como “frescos”. Eternos se tornou o primeiro a ser classificado como "podre" .
O fracasso foi inesperado por vários motivos. Eternos teve a vantagem de apresentar um novo grupo de super-heróis e uma diretora vencedora do Oscar por trás das câmeras. Chloé Zhao ganhou a cobiçada estatueta por Nomadland (2020). Somado a isso, seu elenco inclui diversas estrelas: Angelina Jolie, Salma Hayek, Barry Keoghan, Kit Harington e Richard Madden. Nada disso ajudou, já que Eternos custou quase US$ 236,2 milhões e arrecadou apenas mais de US$ 402 milhões em todo o mundo.
O filme também foi proibido em vários países. Na Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Bahrein e Omã não foi lançado devido ao aparecimento de casamento homossexual no filme. Uma versão editada foi lançada nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano e Egito sem as cenas românticas entre Phastos (Brian Tyree Henry) e Ben (Haaz Sleiman).
Angelina Jolie criticou os países que proibiram o filme. "Estou triste por esse público. Estou orgulhosa da Marvel por se recusar a remover essas cenas", disse ela em novembro de 2021 no News.com.au. "Ainda não entendo como vivemos em um mundo onde ainda há pessoas que não veem a família de Phastos e a beleza desse relacionamento e amor. É ignorância alguém ficar zangado com isso, sentir-se ameaçado ou não aprovar ou apreciar isso".
Planos da Marvel frustrados depois de Eternos
Embora Eternos, disponível no Disney+, não tenha feito o sucesso que a Marvel esperava, o filme deixou algumas das cenas mais bonitas do MCU. Além disso, os fãs puderam ouvir a voz de Mahershala Ali como Eric Brooks / Blade na cena pós-créditos. Eles também viram a introdução de Dane Whitman / Cavaleiro Negro, personagem de Kit Harington.
A Marvel adiou Blade, o reboot do caçador de vampiros que Mahershala Ali iria interpretar no MCU. O futuro do personagem de Kit Harington também não parece bom. Há mais problemas: Eternos termina com o sequestro de Sersi (Gemma Chan) e com um cliffhanger que sugeria que haveria uma sequência. No entanto, a má recepção deixou os planos para Eternos 2 no limbo. Até sua cena pós-créditos introduziu novos personagens: Harry Styles estreou como Eros e Patton Oswalt como Pip, o Troll.
Os fãs se esqueceram dos Eternos, mas parece que Marvel também.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.