Minha conta
    “O filme crucial que eu nunca poderia fazer”: Brad Pitt desistiu de uma potencial obra-prima por Tróia – e mudou toda a sua carreira
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Há 20 anos, Brad Pitt tomou uma decisão da qual ainda se arrepende até hoje. Ele então virou toda a sua carreira de cabeça para baixo.

    Brad Pitt é uma das maiores estrelas de Hollywood de todos os tempos, mas agora com 60 anos já lutou com seu status nos primeiros dias. É por isso que o vencedor do Oscar por Era Uma Vez em... Hollywood tomou uma decisão há cerca de 20 anos que levou sua carreira a uma nova direção.

    Em vez de se comprometer principalmente com sucessos de bilheteria que lhe trariam fama e dinheiro, mas dos quais ele não estava realmente convencido, Pitt se concentrou cada vez mais em projetos menores, como Babel, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford ou A Árvore da Vida. Nenhuma dessas obras surpreendeu economicamente, mas receberam prêmios e críticas excelentes. E Brad Pitt sentiu que estava trabalhando em filmes dos quais poderia se orgulhar.

    Warner ofereceu a Christopher Nolan dirigir Brad Pitt em um famoso blockbuster épico: Em vez disso, ele decidiu fazer sua trilogia do Batman

    Na verdade, houve um gatilho específico para essa mudança: em 2004, Pitt protagonizou Tróia. Embora o épico de sandálias e batalhas de Wolfgang Petersen tenha sido um grande sucesso de bilheteria, arrecadando 497,4 milhões de dólares globalmente, Pitt nunca escondeu o fato de que o filme não significa nada para ele e que até se sente desconfortável com isso. Especialmente porque ele recusou outra oferta pelo longa, da qual estava muito mais convencido.

    Brad Pitt realmente não queria fazer Tróia

    Em entrevista ao New York Times, Pitt falou com surpreendente franqueza sobre essa fase (via Far Out Magazine): “Surgiu outra oportunidade interessante e, em vez disso, me disseram: 'Não, você tem que fazer Tróia. Você pode fazer seu projeto de arte mais tarde.’”

    Pitt também revelou do que se tratava o longa: “Houve um filme crucial que nunca consegui fazer, um filme dos irmãos Coen [os diretores de Fargo e Bravura Indômita, entre outros] chamado To the White Sea. Tivemos a oportunidade e fui contratado.”

    Warner Bros.

    Na adaptação do romance homônimo de James Dickey, Pitt teria interpretado um soldado americano que pousa de paraquedas atrás das linhas inimigas em Tóquio durante a Segunda Guerra Mundial e desesperadamente tenta escapar da cidade. Mas devido a problemas de orçamento e ao ceticismo do estúdio diante do material obscuro, o projeto acabou sendo cancelado – é bem possível que o compromisso de um ator de destaque como Brad Pitt pudesse ter mudado algo.

    “Essa experiência realmente me fez decidir seguir meu instinto de agora em diante”, disse o ator. “Tomei a decisão de investir apenas em histórias de qualidade, por falta de termo melhor. Essa foi uma mudança significativa que deu origem a todos os filmes da década seguinte.” Em 2009, Pitt ainda se juntou a Joel e Ethan Coen – mesmo que a comédia Queime Depois de Ler fosse um material bem mais leve.

    Tróia está disponível no Max, dentre outros filmes bons para assistir depois. 

    Tróia
    Tróia
    Data de lançamento 14 de maio de 2004 | 2h 35min
    Criador(es): Wolfgang Petersen
    Com Brad Pitt, Eric Bana, Orlando Bloom
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top