Aquele ditado “tudo o que é bom acaba” pode ser muito bem aplicado a outras esferas. Embora seja parcialmente um caso de sucesso com sua franquia inicial, Venom, responsável por chegar próximo de 1 bilhão de dólares com o primeiro capítulo, o Universo Homem-Aranha da Sony, está chegando ao fim.
Desde o início, é de conhecimento geral que os filmes que orbitam este mundo repleto de vilões do Homem-Aranha nem sempre foi tão bem visto pelos fãs e pela crítica. Talvez as aventuras de Eddie Brock ao lado do simbionte alienígena tenham apresentado um bom entretenimento ao público, mas os demais longas não obtiveram o mesmo alcance.
Homem-Aranha 4 com Tom Holland chega em 2026 e sua história finalmente foi revelada: "Ele desistiu de ser Peter Parker"Se formos considerar as médias de aprovação do Rotten Tomatoes, temos o seguinte cenário: Venom: Tempo de Carnificina (58%), Venom: A Última Rodada (41%), Venom (30%), Morbius (15%) e Madame Teia (11%). Os números de bilheteria também não foram tão promissores. Com orçamentos entre 80 e 110 milhões de dólares, a arrecadação caiu drasticamente desde o primeiro lançamento, com a baixa marca de 100 milhões de dólares no título estrelado por Dakota Johnson.
Dessa forma, a chegada de Kraven, o Caçador aos cinemas será a despedida deste universo de vilões e anti-heróis do Cabeça de Teia. As primeiras críticas ao filme de Aaron Taylor-Johnson não são muito animadoras e, ao fim, justificam a decisão do estúdio em deixar estes personagens na geladeira.
Embora não seja um encerramento definitivo, segundo o The Wrap, a Sony Pictures deve focar apenas em poucos projetos envolvendo o Homem-Aranha, com especial a três títulos que chegarão aos cinemas e ao streaming nos próximos anos.
"O maior problema com os spin-offs do Homem-Aranha da Sony parece ser a falta de controle de qualidade. Os filmes simplesmente não são bons", disse uma fonte da Sony ao The Wrap . "Às vezes, essa falta de qualidade encontra um filme que ninguém pediu, o que foi o caso de Madame Teia, e esse é um cenário sem saída. Pode ser a hora da Sony começar a cultivar diferentes propriedades intelectuais para lançar novas franquias."
"Eu não confio mais neles": Diretor de Homem-Aranha explica sequência cancelada de novo filme com George Clooney e Brad PittDessa forma, todas as energias do estúdio estarão focadas em Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, a série Homem-Aranha Noir com Nicholas Cage e o vindouro Homem-Aranha 4, que já tem o retorno de Tom Holland garantido.
Projetos como El Muerto e Hypno-Hustler, que teriam Bad Bunny e Donald Glover, respectivamente, já estão fora de cogitação. Os rumores sobre um Sexteto Sinistro, um longa com uma equipe feminina de Aranhas, que em tese daria sequência a Madame Teia, e muitos outros ficarão apenas neste campo de especulação, já que agora a possibilidade de execução é praticamente nula.
Chegou a hora de dizer adeus a esta galeria de vilões que tentou encontrar um espaço em um meio recheado de produções inspiradas em quadrinhos e, mesmo com certo potencial narrativo, se perdeu em uma sucessão de falhas. Ainda assim, ainda há um último respiro: Kraven, O Caçador estreia em 12 de dezembro nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!