Há pouco mais de 10 anos, George Clooney lutou pela sobrevivência ao lado de Sandra Bullock em Gravidade. O resultado foi um enorme sucesso que ganhou sete Oscars e fascinou o público. Tornou-se o oitavo filme de maior bilheteria do ano e ainda é lembrado hoje por sua enorme tensão.
O thriller de sobrevivência espacial não foi a primeira incursão de Clooney na vastidão do espaço. Em 2002, o ator estreou Solaris, a segunda adaptação cinematográfica do romance de mesmo nome de Stanisław Lem, mas a jornada deste filme foi totalmente diferente.
Embora a maioria dos críticos tenha reagido favoravelmente, Solaris arrecadou apenas 30 milhões de dólares em todo o mundo — custou 47 milhões, então a recepção foi decepcionante.
Algum tempo depois da estreia, Clooney declarou abertamente seu descontentamento com o desempenho do filme nos cinemas e apontou diretamente para a causa: a estratégia de marketing.
Ninguém sabia realmente como vender a produção para o público em geral e, como o tempo entre sua conclusão e o lançamento nos cinemas foi muito curto, foi rapidamente decidido vender o filme como um thriller de ficção científica com muita ação, incluindo uma cena de nudez de George Clooney.
"Este filme não é um filme de ação e as pessoas deveriam saber disso antes de assisti-lo. Sabíamos que era um filme controverso, que não foi projetado para ser um sucesso de bilheteria", explicou Clooney em uma entrevista à BBC em 2014. "O problema é que fomos forçados a apresentá-lo à imprensa muito rapidamente."
Não podíamos vendê-lo como o filme que ele é, para que as pessoas que fossem vê-lo não vissem um grande filme de ação. O público esperava gente nua.
Para Clooney, esse foi o principal problema com o baixo sucesso do filme. "As pessoas sentam e assistem a algo completamente diferente e ficam bravas. Eu entendo por que isso aconteceu. É lamentável porque o que isso realmente faz é me forçar a fazer três dias de entrevistas onde cada pergunta é: 'Você se exercitou?' E este não é um filme que eu acho que é necessariamente sobre isso", ele disse.
Ele não só ficou magoado que as pessoas foram enganadas pelo marketing, mas isso minou todo o esforço que ele e Steven Soderbergh colocaram no roteiro. "Isso trivializa tudo o que eu acho que Steven fez no filme, trivializa tudo o que eu estava tentando fazer no filme, e isso é uma pena porque o que estamos tentando fazer é forçar um pouco os limites, com todas as coisas que temos feito ultimamente", concluiu o ator.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!