Quentin Tarantino é um ávido consumidor de todo tipo de cinema, e sendo o western um dos gêneros por excelência, é normal que haja vários filmes do oeste que ele adore. De fato, não são poucos os que marcaram vários de seus trabalhos, especialmente Django Livre, mas ele tem uma predileção especial por três títulos em particular.
O Top 3 de Tarantino
Foi em uma entrevista concedida em 1993, ano em que estava focado em lançar o aclamado Pulp Fiction, quando Tarantino não teve problemas em indicar quais eram seus três faroestes favoritos de todos os tempos:
"Se eu tivesse que escolher meus três faroestes favoritos, o número 1 seria Onde Começa o Inferno, o número 2 seria Três Homens em Conflito e o número 3 seria A Face Oculta".
Tarantino falou em inúmeras ocasiões sobre sua paixão pelo cinema de Sergio Leone, então é lógico encontrar ali o genial filme estrelado por Clint Eastwood em 1966. Além disso, sobre Howard Hawks, ele também afirmou que é "o melhor narrador da história do cinema, provavelmente o cineasta mais divertido da história do cinema", então não nos surpreende ver ali o excelente filme liderado por John Wayne em 1959.
O que chama mais atenção é a presença de A Face Oculta, o único longa-metragem que o lendário Marlon Brando dirigiu em toda sua carreira e que ele mesmo protagoniza. Conta a história de como um homem acaba na prisão pela traição de seu melhor amigo após um roubo a banco. Durante anos, ele nutre a obsessão em se vingar e as coisas se complicam quando é libertado 5 anos depois...
Infelizmente, A Face Oculta foi um fracasso de bilheteria no momento de seu lançamento e também teve uma recepção um tanto fria por parte da crítica. Tudo isso sem dúvida ajudou para que Brando não voltasse a dirigir nenhum filme, mas atenção, o prestígio de sua obra de estreia foi crescendo com o passar dos anos e em 2016 chegou a ser exibida uma versão restaurada no Festival de Cannes, supervisionada por Steven Spielberg e Martin Scorsese.
A propósito, é bastante provável que a ordem de Tarantino tenha mudado com o passar dos anos, pois tempos depois ele afirmou que seu filme favorito de todos os tempos era Três Homens em Conflito, que aqui ocupou a segunda posição. Mesmo assim, ele continua adorando Onde Começa o Inferno, como confirmam estas declarações feitas em 2007:
"É um dos grandes filmes para passar o tempo. Há certos filmes em que você passa tanto tempo com os personagens que eles se tornam seus amigos... Se eu gostava de uma garota e começávamos a nos ver um pouco, eu mostrava Onde Começa o Inferno para ela, e ela melhor gostar!"
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!