Um novo suspense espanhol que se soma à lista do que você não pode perder na Netflix. Infiesto chegou à plataforma em 3 de fevereiro de 2023 e não demorou a se colocar entre os mais vistos. Com 12,6 milhões de horas assistidas, conseguiu estar no Top 2 dos filmes de língua não inglesa mais reproduzidos.
O filme de Patxi Amezcua funcionou, principalmente, em países da América Latina como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia ou México, e também na Europa, onde arrasa na Espanha, Alemanha, França, Itália ou Portugal, entre muitos outros.
Infiesto se baseia no aparecimento de uma menina que estava desaparecida há três meses. Ela ainda se encontra em estado de choque, por isso não pode fornecer muita informação sobre o ocorrido. A pequena Saioa (Andrea Barrado) retorna em março de 2020, no início da pandemia do coronavírus, por isso todos os agentes de polícia do país estão focados na grave situação sanitária. Os detetives encarregados do caso estão completamente sozinhos.
Há tempos a Espanha vem demonstrando o quão bem sabem contar histórias de suspense. Não é preciso procurar muito para encontrar autênticos sucessos dos últimos anos. Aí estão Pecados Antigos, Longas Sombras (2014) e El hombre de las mil caras (2016), ambos de Alberto Rodríguez. Ou os de Oriol Paulo, que assinou Um Contratempo (2017), Durante a Tormenta (2018) ou As Linhas Tortas de Deus (2022). Não esqueçamos também a Trilogia do Baztán: O Guardião Invisível (2017), Legado nos Ossos (2019) e Oferenda à Tempestade (2020). Talento há de sobra.
Vaca Films Studio
Infiesto segue um pouco essa linha, aproveitando a mitologia do lugar em que se situa para adicionar mistério à investigação policial. O filme se passa nas Astúrias - uma paisagem que nos proporcionou muita tensão neste gênero - e se apoia em sua parte mais hostil para trazer à história uma sensação de decadência e desânimo. Nesse sentido, lembra um pouco True Detective, uma série que marcou o cinema de detetives que veio depois.
Enquanto isso já vimos em muitas ocasiões, vale a pena destacar o grande ponto original de Infiesto: a pandemia. Desde que em março de 2020 nos trancaram em casa como medida de segurança sanitária, vimos muitas ficções que trataram do tema, mas Amezcua o utiliza para adicionar uma camada muito interessante à sua narrativa. Os personagens se movem por cenários vazios e se deparam com múltiplas dificuldades fruto do contexto. Uma grande ideia que se encaixa perfeitamente no suspense da trama.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!