As obras mais conhecidas de Richard Brooks incluem o sucesso Gata em Teto de Zinco Quente, o noir Paixões em Fúria e o thriller policial A Sangue Frio. Mas Brooks também foi responsável por faroestes amplamente elogiados - incluindo A Última Caçada.
Em 1956, Brooks mirou impiedosamente na romantização do Velho Oeste, na imagem machista sanguinária, na exploração da natureza e no tratamento dispensado à população indígena americana. Com seu realismo severo e suas imagens assombrosas, o filme não é para os fracos de coração.
A Última Caçada: Búfalos e sede de sangue
O respeitado caçador de búfalos Sandy McKenzie (Stewart Granger) está começando a se cansar da matança constante. Mas ele tem uma última caçada em mente, e acaba ao lado do inescrupuloso e mal-humorado veterano de guerra Charlie Gilson (Robert Taylor) - que não quer apenas caçar búfalos pelo (suposto) bem da natureza. A sede de sangue de Charlie é insaciável, e ele sente uma alegria perversa em tornar a vida mais difícil para os povos indígenas ao exterminar os búfalos.
Brooks fez jus às suas raízes jornalísticas em A Última Caçada e usou o longa-metragem para educar o público sobre contextos sociais mais amplos. Além disso, ele tece algumas passagens quase documentais na áspera trama de faroeste - segue os passos de verdadeiros caçadores de búfalos que deveriam “regular” a população dos animais em nome do estado.
Brooks também destacou a dureza de seu filme com um elenco inteligente: o cínico caçador Charlie Gilson é interpretado por Robert Taylor. O ator tinha um grande talento para interpretar personagens durões e ameaçadores - mas, durante décadas, o público quase não o notou dessa forma. No período que antecedeu A Última Caçada, Taylor era conhecido como um rosto bonito e de caráter forte - por isso foi uma virada de chave encontrá-lo aqui como um psicopata.
E as filmagens também foram dolorosas, com a equipe escapando por pouco de acidentes fatais várias vezes. Um búfalo correu em direção a Granger, que caiu ao escapar do pesado animal e sofreu ferimentos graves no cotovelo e na testa. Em outro dia de filmagem, Granger sofreu insolação e Anne Bancroft, escalada para um papel coadjuvante, caiu de um cavalo. Ela se machucou tanto que não conseguiu continuar as filmagens e teve que ser substituída pela estrela de Os Dez Mandamentos, Debra Paget.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!