Em 2016, Moana - Um Mar de Aventuras conquistou o mundo com a história da corajosa jovem Moana Waialiki (Auli'i Cravalho), que embarca em uma aventura inédita para salvar sua tribo. Em sua companhia estão seu galo de estimação, Hei Hei (Alan Tudyk), e, claro, o semideus Maui (Dwayne Johnson).
A identificação dos espectadores com esses personagens não foi por acaso. Nos bastidores, houve uma complexa pesquisa para construir cada um deles. Em uma entrevista de 2017, durante a divulgação do primeiro filme para a revista Empire, os diretores e roteiristas John Musker e Ron Clements compartilharam que uma escolha quase fez Maui ser bem diferente do que conhecemos atualmente: ele seria careca — mas isso não teve nada a ver com a escolha de Dwayne Johnson para a dublagem. “A primeira coisa que a nossa designer fez foi desenhar Maui careca. Nosso primeiro storyboard, antes de ter Dwayne, mostrava o personagem careca”, comentou John Musker.
Mas uma importante informação fez toda a diferença para a equipe manter os longos cabelos que conhecemos: vários feedbacks do departamento de pesquisa do filme informaram que o cabelo era parte do poder na mitologia de Maui. Quanto maior o cabelo, maior o poder. A partir disso, eles começaram a fazer versões com o cabelo comprido.
O cabelo foi uma parte tão importante do personagem que Dwayne fez questão de usar uma peruca durante as gravações da dublagem, como contou Musker: “Quando Dwayne estava envolvido no projeto, ele estava com o cabelo bem comprido. Na hora de interpretar os musicais, ele jogava o cabelo de um lado para o outro.”
Ainda durante a entrevista, os diretores compartilharam que a equipe de pesquisa foi de extrema importância para respeitar as tradições representadas no filme. Para isso, foi criado o Departamento de Pesquisa Confiança na História Oceania, com o objetivo de assegurar o respeito a toda a tradição e história do Pacífico Sul.
Nem Marvel, nem Star Wars: O filme mais assistido do Disney+ é uma aventura de fantasia que está recebendo uma sequência após 8 anos"Existe um livro chamado 'Maui, O Mito', no qual são contados vários mitos sobre Maui. Havia muito material para escolher. Alguns pontos não mudavam de um mito para outro, como o fato de ele suavizar o sol e puxá-lo para cima das ilhas, além de seu anzol mágico — elementos presentes em todos os mitos."
"Em algumas culturas, Maui é um personagem comum ou uma espécie de Super-Homem; em outras, ele se parece mais com um deus ou um personagem meio travesso", completou Ron Clements na conversa com a Empire.
A história de Moana continua
Moana 2 acaba de chegar aos cinemas, marcando o reencontro de Maui e Moana em uma nova aventura pelos mares. O novo filme apresenta um salto temporal de três anos. Dessa vez, Moana retorna às águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros.
Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe desbravam novos territórios e enfrentam velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Além disso, a animação terá sua própria versão live-action, prevista para 2026.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!