Por um tempo, Joseph Gordon-Levitt foi um dos rostos mais populares do cinema. Porém, a partir de 2016, o ator trocou os blockbusters e o cinema comercial por outros tipos de projetos, depois de protagonizar um dos fracassos de sua carreira. Nos últimos anos, ele tem participado de séries e filmes diretamente para o streaming.
Nascido em 17 de fevereiro de 1981 em Los Angeles, Gordon-Levitt começou a atuar aos quatro anos de idade como Espantalho em uma produção teatral de O Mágico de Oz. Seu primeiro filme para a tela grande foi um pequeno papel em Beethoven: O Magnífico, no ano de 1992, e em 1998 deu vida a Buddy Morgan em That '70s Show.
Um de seus primeiros trabalhos mais icônicos foi 10 Coisas Que Eu Odeio em Você, de 1999. Mas, sem dúvida, um de seus papéis mais lembrados e que marcou sua carreira foi (500) Dias com Ela, de 2009, em que Zooey Deschanel era o interesse amoroso de seu personagem.
Em 2010, Gordon-Levitt deu vida a Arthur em A Origem, de Christopher Nolan, e depois estrelou mais um filme do diretor, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Em 2012, trabalhou como ator e produtor executivo em Looper - Assassinos do Futuro, de Rian Johnson, e em 2013 dirigiu e estrelou a comédia romântica Como Não Perder Essa Mulher.
Cinema comercial, mas com um truque
Então chegamos a 2016, ano em que Gordon-Levitt deu vida a Edward Snowden em Snowden: Herói ou Traidor, dirigido por Oliver Stone. Embora o projeto parecesse destinado a ser um dos grandes títulos do ano e acumulasse indicações e prêmios, foi um fracasso. Arrecadou apenas mais de 37 milhões de dólares em todo o mundo e não conquistou nenhum prêmio importante.
Mesmo com esse fiasco, o ator continuou trabalhando e, sim, também em blockbusters como Star Wars: Os Últimos Jedi, de 2017. No entanto, você não vê o rosto dele em nenhum momento porque ele só dá voz a um personagem. Outro projeto em que ouvimos sua voz foi Pinóquio (2022), o filme live-action da Disney no qual ele interpreta o Grilo Falante.
Um destaque da filmografia de Gordon-Levitt nos últimos anos é Os 7 de Chicago (2020), dirigido por Aaron Sorkin, no qual ele interpretou Richard Schultz. O projeto recebeu seis indicações ao Oscar, mas saiu de mãos vazias.
Em 2021, Gordon-Levitt chegou a criar uma série para o Apple TV+ com a produtora A24, intitulada Mr. Corman, na qual trabalhou como ator e diretor. No entanto, foi cancelada após sua primeira temporada.
Quanto aos seus projetos mais recentes, ele esteve envolvido na série Poker Face (2023), da Peacock, e nos filmes Flora e Filho - Música em Família (2023), disponível no Apple TV+, e Um Tira da Pesada 4: Axel Foley (2024), que estreou diretamente na Netflix. Também em 2024, o ator estrelou Killer Heat, no Prime Video, no qual interpreta o protagonista Nick Bali, ao lado de Shailene Woodley e Richard Madden.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!