Minha conta
    O que aconteceu com Eric Stoltz, o ator que foi demitido de De Volta para o Futuro por ser muito intenso?
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    É difícil imaginar qualquer outro ator no papel de Marty McFly que não seja Michael J. Fox, mas a verdade é que ele não foi a primeira opção para o personagem icônico.

    Quase 40 anos se passaram desde que De Volta para o Futuro, o primeiro filme da famosa trilogia cinematográfica de ficção científica dirigida por Robert Zemeckis em 1985, mas a inesquecível saga continua sendo uma das obras-primas do gênero e lembrada com grande carinho por diferentes gerações.

    O filme estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd é parte da história do cinema e tanto seus personagens quanto vários de seus elementos, como o DeLorean e o capacitor de fluxo, tornaram-se parte da cultura popular. Além disso, frases icônicas como "Para onde vamos não precisamos de estradas" ou "140 quilômetros por hora!" prometem nos acompanhar para sempre.

    Elevada à condição de lendária, há inúmeras anedotas interessantes em torno da produção da icônica franquia. Uma das mais conhecidas, sem dúvida, é a que tem a ver com a escolha de um de seus atores principais, pois, embora agora não possamos imaginar ninguém mais nos papéis de Marty McFly ou Dr. Emmet Brown "Doc", a verdade é que Michael J. Fox não foi o primeiro selecionado para interpretar o que agora é o personagem mais icônico de sua carreira - embora tenha sido a primeira opção de Zemeckis.

    Na verdade, o primeiro Marty McFly chegou a filmar praticamente todas as suas cenas no filme antes de ser demitido e da chegada de Fox.

    Tratava-se de Eric Stoltz, um jovem ator da mesma geração que Michael J. Fox - ambos nasceram em 1961 - que foi apresentado a Zemeckis entre outras opções para dissuadi-lo de sua primeira escolha, que havia sido justamente Michael J. Fox. Naquele momento, Fox era um dos protagonistas da sitcom familiar Caras e Caretas e o produtor da série, que não queria que sua participação no filme afetasse a agenda da ficção, não chegou a passar o roteiro que Spielberg havia lhe oferecido para tal fim.

    Universal Pictures

    "Se algum dia você o visse, diria: 'Ok, entendo por que o substituíram'"

    Após 14 semanas de filmagem, Zemeckis percebeu, revisando as cenas, que o trabalho de Stoltz não estava funcionando. No início, ele pensou em refilmar as cenas, mas finalmente, após consultar os produtores do filme, decidiram que o ator não era adequado para o papel. O problema? Eric Stoltz interpretava o papel com uma intensidade dramática muito acentuada que colidia frontalmente com a energia divertida que a equipe queria e que os espectadores agora relacionam diretamente com o tom de De Volta para o Futuro. Além disso, parece que as relações do jovem intérprete com o resto da equipe também não estavam sendo muito boas.

    Apesar da complexidade de demitir o ator principal quando a maioria das cenas já havia sido filmada e do risco de o filme ser cancelado, a história, como bem sabemos, teve um final feliz, embora não tanto para Stoltz: Desta vez sim, o produtor de Caras e Caretas passou o roteiro para Michael J. Fox e concordou em facilitar sua participação, desde que não afetasse a série. Aparentemente, Fox nem precisou ler o roteiro para se jogar de cabeça, enquanto Stoltz continuou trabalhando sem saber que suas cenas seriam eliminadas e refilmadas com um substituto.

    Não se conhecem muitos detalhes sobre o momento em que Zemeckis comunicou a notícia a Stoltz, mas certamente foi um dos momentos mais difíceis de sua vida. No entanto, ao longo das últimas quase quatro décadas, alguns detalhes a mais foram revelados.

    "Ao ver as imagens de Eric Stoltz, não é muito bom. Se algum dia você as visse, diria: 'Ok, entendo por que o substituíram. Ele fez o melhor que pôde. Cometemos um erro e escolhemos o cara errado. Pudemos corrigir isso, mas não queremos que Eric Stoltz passe para a história como Pete Best e os Beatles, como o cara que não esteve em De Volta para o Futuro. Eric fez alguns filmes realmente bons, tanto na frente quanto atrás das câmeras", declarou Bob Gale, roteirista e produtor de De Volta para o Futuro, ao Den of Geek.

    "Eric é um ator muito diferente e podia ser muito difícil", lembrou a co-protagonista Lea Thompson para o livro de Caseen Gaines We Don't Need Roads: The Making of the Back to the Future Trilogy. "Era uma época em que estávamos saindo dos anos 70. Todos os jovens atores queriam ser como De Niro e Pacino, o que era bom em muitos aspectos... mas não era o filme certo para se comportar assim. Eric tinha intensidade demais. Ele via dramaticidade nas coisas. Não era realmente alguém que fizesse graça, e eles precisavam de alguém que fizesse graça".

    Universal Pictures

    Após a sonora demissão: O que aconteceu com Eric Stoltz?

    Nunca poderemos saber se De Volta para o Futuro teria sido o papel da vida de Eric Stoltz como foi para Michael J. Fox, já que, sem Fox, talvez nunca tivesse sido o sucesso que foi. Assim, Stoltz teve que virar a página e seguir em frente em sua carreira apesar do contratempo.

    O que aconteceu com ele? Também não se saiu nada mal e, durante os anos seguintes e toda a década de 90, trabalhou em cinema, teatro e televisão sem parar. Seu primeiro papel foi no filme de Peter Bogdanovich Marcas do Destino, pelo qual ganhou um Globo de Ouro, e também participou de várias comédias teen. Além disso, durante esse período, Stoltz apareceu em Pulp Fiction, Jerry Maguire e Adoráveis Mulheres, entre outros, ao mesmo tempo em que começou a apostar na produção.

    No entanto, apesar de sua carreira não ter sido afetada pela sonora demissão, o ritmo de sua trajetória desacelerou com a virada do século e Eric Stoltz começou a participar de produções menores e independentes, bem como de pequenos papéis em séries famosas como Grey's Anatomy, Law & Order, The Good Fight ou Madam Secretary, na qual também trabalhou como um dos principais produtores executivos, uma profissão à qual tem dedicado maior atenção nos últimos anos. Seu papel mais recente foi uma aparição em um episódio da série As Garotas do Ônibus.

    De Volta para o Futuro
    De Volta para o Futuro
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1985 | 1h 56min
    Criador(es): Robert Zemeckis
    Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson
    Usuários
    4,7
    Assista agora em Telecine

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top