Ridley Scott está nas manchetes atualmente com a estreia de Gladiador 2, ambiciosa sequência estrelada por Paul Mescal e Pedro Pascal. O diretor não perdeu tempo e já anunciou um novo projeto em andamento: retornar à saga Alien. Parecia que Alien: Covenant seria a última contribuição do cineasta para a franquia - que começou com Alien, o 8º Passageiro - mas ele mudou de ideia após o sucesso de Alien: Romulus. A questão é: ele percebeu seus erros?
“Eles são um reflexo de suas dúvidas”
O próprio cineasta reconheceu publicamente que cometeu um erro com Prometheus, prelúdio do clássico original de 1979 que não convenceu nem o público, nem a crítica. Scott concordou parcialmente com aqueles que atacaram o filme em uma entrevista de 2017, onde afirmou ter presumido erroneamente que o lendário xenomorfo já estava ultrapassado.
Uma ideia que certamente se deveu, em parte, ao fato de a Fox ter abandonado um Alien 5 - que Ridley dirigiria a partir de um roteiro de James Cameron - para filmar Alien vs. Predador. Essa decisão, o levou a revisitar a criatura em Covenant.
"O que mudou foi a reação a Prometheus. Descobrimos que os fãs estavam realmente frustrados. Eles queriam ver mais do Alien original e eu pensei que estava definitivamente acabado. Então pensei: 'Nossa, ok, estou errado.' Fãs... eles não dão a última palavra, mas são um reflexo de suas dúvidas sobre alguma coisa, e então você percebe se estava errado ou não levando em conta a reação dos fãs."
Infelizmente para Scott, sua mudança de planos não teve um final feliz, já que Covenant teve uma recepção pior do que Prometheus. Felizmente, quando parecia tarde demais para resgatar a franquia de ficção científica, Alien: Romulus veio com a direção de Fede Álvarez e quase 351 milhões de dólares nas bilheterias.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!