"Nunca pensei que perderia o papel por dez dias". Assim lamentava a atriz canadense Rachelle LeFevre há quase 14 anos, quando, de um dia para o outro e sem esperar, foi demitida da então super bem-sucedida Saga Crepúsculo e substituída por outra atriz. Os fãs da famosa franquia cinematográfica baseada na saga literária homônima de Stephenie Meyer lembrarão facilmente que no terceiro filme, Eclipse (2010), um dos personagens da história sobre Bella e Edward tinha um rosto diferente.
Estamos falando de Victoria, a vampira ruiva que faz parte do clã de James que tenta caçar Bella Swan (Kristen Stewart) e que posteriormente tenta se vingar de Edward Cullen (Robert Pattinson).
Nos dois primeiros filmes da saga, Crepúsculo e A Saga Crepúsculo: Lua Nova, Victoria era interpretada por Rachelle LeFevre, uma atriz de 29 anos que vinha interpretando pequenos papéis durante a última década, mas que havia encontrado sua melhor oportunidade profissional na saga fantástica.
Antes de conseguir o papel, na verdade, LeFevre havia escrito uma apaixonada carta à diretora, Catherine Hardwicke, explicando seu desejo de trabalhar com ela e, uma vez que o obteve, dedicou-se completamente à sua preparação para oferecer a melhor versão imaginável de Victoria.
No entanto, em 2009, os fãs descobriram com surpresa que a equipe da saga havia decidido substituir LeFevre e que seu personagem, Victoria, seria interpretado a partir de Eclipse por outra atriz cujo nome agora conhecemos muito bem: Bryce Dallas Howard.
Motivo da substituição da atriz
A Summit Entertainment, o estúdio dos filmes, atribuiu a mudança a conflitos de agenda, mas a atriz ampliou o relato do que havia acontecido através de um comunicado para o Access Hollywood. Nele, ela se mostrava surpresa com a decisão e explicava ter aceitado um papel em A Minha Versão do Amor, que atrapalharia 10 dias do plano de filmagem para Eclipse. Algo que ela não acreditou que fosse causar problemas.
"Eu estava completamente comprometida com a saga Crepúsculo e com a interpretação de Victoria. Recusei várias outras oportunidades cinematográficas e, de acordo com meus direitos contratuais, aceitei apenas papéis que implicariam planos de filmagem muito curtos. Meu compromisso com A Minha Versão do Amor é de apenas 10 dias".
Embora o calendário de produção de Eclipse seja de mais de três meses, a Summit afirma que tiveram um conflito durante esses 10 dias e que não seria acomodado. Dada a duração das filmagens de Eclipse, nunca pensei que perderia o papel por causa de 10 dias. Estava feliz com meu contrato com a Summit e estava completamente preparada para continuar honrando-o. A Summit optou simplesmente por refazer o papel
"Estou muito triste por não poder completar minha interpretação de Victoria para o público de Crepúsculo. É uma história e um personagem que realmente amo e que me apaixona. Serei eternamente grata pelo apoio dos fãs e pela lealdade que recebi desde que fui escolhida para este papel, e me dói profundamente a surpreendente decisão da Summit de seguir em frente sem mim. Desejo o melhor para o elenco e a equipe de Eclipse", terminou.
Fãs defenderam Rachelle LeFevre
Por sua vez, os fãs pediram seu retorno e até fizeram a hashtag #BringBackRachelle, mas a saga seguiu adiante com sua decisão, alegando que, por mais curto que fosse o conflito, o filme "é uma produção de conjunto que tem que se adaptar aos horários de numerosos atores respeitando a visão criativa estabelecida do cineasta e, o que é mais importante, a história".
Um duro revés para Rachelle LeFevre, para quem interpretar Victoria era sua grande oportunidade e que perdeu o papel justo quando o personagem começou a ganhar peso na franquia.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!