Está claro desde o início de outubro: o próximo filme de James Bond definitivamente não será dirigido por Christopher Nolan. Embora muitos fãs quisessem que o cineasta britânico dirigisse Bond 26, Nolan está agora trabalhando em seu novo projeto na Universal, que não tem nada a ver com o agente 007.
Enquanto isso, os rumores continuam a gerar especulações. Quem filmará Bond 26? Uma lista de seis nomes foi divulgada recentemente, incluindo o diretor alemão Edward Berger, que atualmente está divulgando seu novo filme de suspense sobre o Vaticano, Conclave. No entanto, essa lista pode estar desatualizada há algum tempo.
Steve McQueen está filmando o próximo filme de James Bond? É o que dizem os rumores
O tabloide britânico The Sun alega ter tomado conhecimento, por meio de suas fontes, de que Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, os produtores por trás da série Bond, abordaram ninguém menos que Steve McQueen e perguntaram se ele poderia imaginar se envolver em um novo filme.
Diz-se que McQueen deu um sinal positivo sobre um possível envolvimento com Bond. No entanto, quando questionado se havia alguma verdade no assunto, o The Sun recebeu apenas um “sem comentários” de sua equipe. Claro que isso pode significar qualquer coisa. Portanto, devemos tratar esse vago boato sobre o diretor com a máxima cautela .
Mas a novidade não deixa de ser empolgante: o envolvimento de McQueen em Bond seria um marco na história do cinema, pois ele seria o primeiro diretor negro a dirigir 007. Além disso, desde sua estreia com Hunger (2008) e Shame (2011), ele se transformou em um dos mais renomados representantes do cinema britânico.
Diretor do grande sucesso do Oscar, 12 Anos de Escravidão: este é Steve McQueen
McQueen ganhou o Oscar com 12 Anos de Escravidão (2013). Em seguida, fez a aclamada antologia da BBC Small Axe (2020), que conta a história de imigrantes caribenhos em Londres nas décadas de 1970 e 1980, e o documentário de 266 minutos Occupied City (2023) sobre a ocupação de Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial.
Também ambientado na Segunda Guerra Mundial está o drama de guerra Blitz, que será lançado na Apple TV+ no final do mês. Porém, é mais provável que McQueen se qualifique para Bond em outro filme: o thriller de assalto neo-noir As Viúvas (2018).
Por outro lado, uma coisa pode ser sua ruína com Bond: McQueen não é exatamente o que Hollywood chama de artesão – um diretor que entrega um sucesso de bilheteria no prazo, de acordo com as expectativas do estúdio, sem exceder o orçamento. Projetos de nicho, como Small Axe e Occupied City, mostram que seus interesses estão em lugares completamente diferentes.
McQueen seria uma escolha arriscada, mas empolgante, como diretor de Bond 26
No entanto, diz-se que Broccoli e Wilson estão procurando um diretor que possa estabelecer uma base sólida para a próxima era de Bond. O perfil de McQueen é mais adequado ao de Marc Forster, cujo 007 - Quantum of Solace foi um dos Bonds mais idiossincráticos em termos de direção e cujas qualidades ainda hoje são controversas.
Como o próximo filme da franquia marca uma reinicialização completa, nada pode dar errado na frente ou atrás das câmeras. McQueen, que ainda não participou de um grande blockbuster de ação, representa, portanto, um certo risco. Mas, do ponto de vista artístico, um Bond feito por ele seria bastante empolgante.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!