Há quase 20 anos, durante uma viagem rotineira de carro, M. Night Shyamalan teve a ideia do conceito de Fim dos Tempos, um filme que estreou na época de maior sucesso da carreira do cineasta - que já havia se consolidado como um dos diretores mais promissores de sua geração com O Sexto Sentido, Corpo Fechado e A Vila - e que parecia ter tudo para triunfar. Por um lado, por seu apelo como cinema de catástrofes, mas especialmente por uma premissa poderosa cujo ponto de partida era envolvente desde o início.
"A ideia me ocorreu enquanto dirigia pela Jersey Turnpike de Filadélfia a Nova York", contaria Shyamalan ao The New York Times durante a promoção do filme em 2008. "Eu pensava em como as autoestradas eram como uma cicatriz e aquelas árvores se inclinavam para os lados e pensava que elas nos superavam em número, como milhões para um. Dependemos delas para produzir oxigênio, para manter esta atmosfera adequada para nós. E são elas que a mantêm adequada para nós. Dependemos delas e esquecemos isso".
"Me perguntei o que aconteceria se a natureza se voltasse contra nós. Em um instante, tinha todo o projeto montado na minha cabeça. Eu queria um estilo particular para este filme, queria fazer algo elétrico, forte e dinâmico", ele também contaria.
Depois que cada vez mais suicídios misteriosos ocorrem nas principais cidades da costa leste dos Estados Unidos, Elliott Moore (Mark Wahlberg), um professor de biologia da Filadélfia, descobre que as plantas desenvolveram uma neurotoxina que, em última instância, leva as pessoas ao suicídio. Decidido a abandonar o campo com sua esposa Alma (Zooey Deschanel), seu colega Julian (John Leguizamo) e sua filha para escapar do perigo mortal, o plano se complica quando a catástrofe começa a chegar também a áreas mais remotas e os refugiados, aterrorizados, tentam sobreviver de alguma forma.
Apesar do atrativo de sua premissa, público e crítica foram bastante duros com o filme de Shyamalan, frequentemente considerado um dos piores do cineasta. No entanto, com o passar do tempo, o filme adquiriu status de cult para alguns.
Lançado em 2008, você encontra Fim dos Tempos disponível para streaming no Disney+.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!