Minha conta
    Assista hoje: Daniel Radcliffe apresenta a história do dublê de Harry Potter que ficou paraplégico após acidente no set
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    David Holmes passou por uma trágica casualidade durante as gravações de As Relíquias da Morte - Parte 1.

    Não é novidade que acidentes em set compõem o histórico de muitas produções hollywoodianas. Se obras como O Corvo, Rust e mais marcaram a indústria cinematográfica de maneira irreparável, não podemos esquecer da saga Harry Potter, que também contou com sua parcela de tragédias.

    Para quem não sabe, durante as filmagens de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, David Holmes, dublê de Daniel Radcliffe, ficou paraplégico após uma falha em uma cena de explosão. Em 2023, o próprio Radcliffe produziu e conduziu um documentário sobre o assunto, e o resultado você pode conferir em David Holmes - O Menino que Sobreviveu, um longa-metragem atualmente disponível no catálogo da Max.

    “Eu não estava preparado para nada disso”: Ator de Harry Potter desabafa sobre dificuldades após o fim da saga

    DUBLÊ DESDE O PRIMEIRO FILME

    David Holmes foi dublê de Radcliffe desde A Pedra Filosofal, substituindo o ator em cenas de maior movimentação. Holmes era particularmente talentoso no mundo da ginástica olímpica, chegando a se apresentar em competições nacionais.

    Seu acidente ocorreu em janeiro de 2009, enquanto trabalhava na primeira parcela de As Relíquias da Morte. O rapaz estava filmando uma cena de voo pendurado por um fio de grande resistência, quando foi puxado para trás, durante a simulação de uma explosão, e acidentalmente foi lançado contra uma parede, quebrando o pescoço no processo.

    Ele então foi levado às pressas para o hospital, onde permaneceu internado por seis meses. Foi então que Holmes descobriu que estava paralisado do peito para baixo, precisando lidar com movimentos limitados nas mãos e nos braços para o resto da vida.

    David Holmes e Daniel Radcliffe reprodução
    David Holmes e Daniel Radcliffe

    “Bati na parede e então caí no tapete de proteção embaixo”, explicou o próprio dublê durante uma entrevista de 2014 para o The Mirror. “Meu coordenador agarrou minha mão e disse: 'Aperte meus dedos’. Eu conseguia mover meu braço para agarrar sua mão, mas não conseguia apertar seus dedos”, acrescentou.

    Dirigido por Dan Hartley, David Holmes - O Menino que Sobreviveu acompanha Radcliffe e amigos próximos de Holmes o apoiando em momentos de necessidade, além de mostrar "o extraordinário espírito de resiliência de David que se torna sua maior fonte de força e inspiração”.

    ***

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top