Martin Scorsese é um dos maiores diretores de Hollywood, responsável por clássicos como Os Bons Companheiros, e já causou polêmica com algumas declarações – especialmente quando falou que os filmes da Marvel não são cinema. Mas você sabia que o cineasta também tem uma opinião controversa sobre um clássico do terror?
O Exorcista (1973) é considerado o maior filme de terror da história, mas para Martin Scorsese ele foi superado por sua infame sequência: O Exorcista II - O Herege (1977).
Em um artigo da Film Comment em 1978 (via CBR), Scorsese explica:
Gostei do primeiro Exorcista, por causa da culpa católica que tenho e porque ele me assustou pra caramba; mas O Herege o supera. O filme ainda merecia mais do que recebeu
Quando Martin Scorsese diz que ele "merecia mais do que recebeu", está se referindo à recepção negativa que O Exorcista II - O Herege teve na época do lançamento e sua reputação até hoje como uma das piores continuações de todos os tempos.
O filme tem apenas 11% de aprovação dos críticos e 13% do público no Rotten Tomatoes, 39/100 no Metacritic e 2/5 estrelas de avaliação pelos usuários no AdoroCinema. Além disso, a sequência não teve nem de longe o sucesso do original, arrecadando US$ 30 milhões nas bilheterias, contra US$ 441 milhões do filme de William Friedkin.
O Exorcista II - O Herege se passa quatro anos após o clássico de 1973, com o retorno de Linda Blair como Regan MacNeil e John Boorman assumindo a direção.
Anos depois de ter sido libertada pelas forças do mal, a jovem Regan (Linda Blair) volta a ouvir vozes e ter delírios. Com a ajuda de uma psicanalista, ela tenta se curar, mas só mesmo com uma sessão de exorcismo que poderá afastar de vez o demônio. Ao mesmo tempo, um padre investiga a morte do exorcista que ajudou a menina durante o seu primeiro surto.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.