Robô Selvagem é indiscutivelmente um dos filmes do ano. A história de Roz e sua relação com os animais da floresta, especialmente com o ganso Bico-Vivo. Mas houve antes um filme que tem muitas semelhanças com a obra de Peter Brown e que estreou em 1999: O Gigante de Ferro.
O filme conseguiu capturar os corações de uma geração com sua história emocionante e suas profundas lições sobre humanidade e sacrifício, tornando-se uma joia da animação para muitos. Mas é verdade que pode passar despercebido e cair no esquecimento, por isso este artigo foi feito para dar o reconhecimento que merece.
O Gigante de Ferro não teve um grande sucesso de bilheteria e não alcançou na época o reconhecimento popular que merecia. Mas pouco a pouco, tornou-se o favorito de muitas pessoas e uma verdadeira obra de culto digna de ser redescoberta.
Um dos aspectos mais destacados do filme de Brad Bird (Os Incríveis) é sua mensagem antiguerra e sua reflexão sobre a natureza humana. Ambientado na Guerra Fria, a história apresenta uma poderosa crítica sobre o medo do desconhecido e a destruição inerente à paranoia armamentista. Tudo isso através da relação entre o menino Hogarth e o gigante de metal construído para ser uma arma de destruição.
As semelhanças com Robô Selvagem são que ambos foram construídos para ajudar o ser humano de alguma forma, mas eles conhecem alguém que os ajuda a mostrar seu lado mais humano, aqui o símile seria Bico-Vivo com Hogarth. E nem falemos do final.
Além das semelhanças, ambos os filmes são verdadeiras obras de arte e podem ser apreciados igualmente. Além disso, O Gigante de Ferro combina animação tradicional com técnicas de CGI para o personagem do Gigante, conseguindo um estilo visual único adiantado para sua época.
Você pode desfrutar de O Gigante de Ferro no streaming Max.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!