“Houston, temos um problema!” é, junto com a declaração histórica de Neil Armstrong durante o pouso na Lua, a mensagem de rádio mais famosa de um astronauta da NASA. Foi enviado pelo comandante Jim Lovell durante a missão espacial Apollo 13, que não saiu como planejado devido a uma explosão a bordo.
O diretor Ron Howard (Uma Mente Brilhante) pegou essa história verdadeira e a levou aos cinemas em 1995 como um drama emocionante com um elenco repleto de estrelas. Você pode conferir Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo no Telecine, dentre outros filmes bons para assistir depois.
Uma aventura espacial que estabeleceu novos padrões: Sem uma dica decisiva de Steven Spielberg, ela NUNCA teria sido tão boa quanto foiDo que se trata a Apollo 13?
Menos de um ano após o primeiro pouso tripulado na Lua com a missão Apollo 11, uma nova tripulação de astronautas deverá embarcar na jornada até o satélite da Terra. Jim Lovell (Tom Hanks), Fred Haise (Bill Paxton) e Ken Mattingly (Gary Sinise) são selecionados, embora este último tenha que ser substituído por John Swigert (Kevin Bacon) apenas quatro dias antes do início.
No entanto, este não é o único imprevisto durante a missão: após um lançamento bem-sucedido, ocorre mais tarde um grave acidente quando um dos tanques de oxigênio da espaçonave explode repentinamente. As vidas dos três homens estão em perigo. Aterrar na Lua já não é uma opção.
A partir daí, toda a equipe de controle de solo, incluindo o diretor de voo, Gene Kranz (Ed Harris), trabalha com um único objetivo: levar a tripulação da Apollo 13 de volta à Terra em segurança. Uma corrida contra o tempo começa.
Apollo 13 oferece alta tensão e estrelas de bom humor
O diligente diretor Ron Howard dirigiu quase 40 filmes até o momento, mas com Apollo 13 ele criou um dos melhores e mais bem-sucedidos. O drama espacial arrecadou mais de 355 milhões de dólares em todo o mundo e foi indicado a um total de nove Oscars em 1996. O longa ainda saiu vencedor nas categorias de som e edição, o que reflete muito bem a implementação tecnicamente brilhante da história real.
Mas a Apollo 13 também é completamente convincente no nível histórico. Embora o desfecho da missão seja geralmente conhecido, o filme cria um suspense enorme do qual é difícil escapar. Um dos motivos para isso é que Howard sempre fica muito próximo de seus personagens, seja na nave ou no solo, e torna seus medos e necessidades palpáveis a todo momento.
Claro, isso funciona ainda melhor quando você conta com estrelas como Tom Hanks, Kevin Bacon e Ed Harris, que demonstram entusiasmo em suas atuações. O excelente elenco dá vida habilmente aos personagens, fazendo com que pareçam pessoas reais em vez de simples representações heroicas, apesar da trama óbvia.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!