Minha conta
    Ainda Estou Aqui: Qual foi o acidente sofrido por Marcelo Rubens Paiva?
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Protagonizado por Selton Mello e Fernanda Torres, o longa-metragem está em cartaz nos cinemas.

    Representante brasileiro por uma vaga no Oscar 2025, Ainda Estou Aqui estreia hoje (7) nos cinemas. O longa-metragem é dirigido pelo conceituadíssimo Walter Salles, e adapta para as grandes telas um livro homônimo publicado em 2015 por Marcelo Rubens Paiva.

    Para quem não conhece, o livro de Paiva tem origem autobiográfica, baseado na vida do autor e também de seus pais: Rubens e Eunice. A família Paiva foi responsável por momentos significativos na história brasileira, lutando por direitos básicos em uma época onde o país se via assolado pela Ditadura Militar.

    Ainda Estou Aqui é baseado em uma história real? Aposta do Brasil no Oscar está chegando aos cinemas

    MARCELO RUBENS PAIVA SOFREU UM GRAVE ACIDENTE

    Marcelo Rubens Paiva Divulgação: O Globo / Foto: Maria Isabel Oliveira
    Marcelo Rubens Paiva

    Em dezembro de 1979, mais especificamente aos 20 anos, um acidente marcaria para sempre a vida de Marcelo Rubens Paiva: ao saltar de uma pedra durante uma festa, ele bateu a cabeça no fundo de um raso lago e fraturou uma vértebra, ficando tetraplégico. À época, Marcelo cursava engenharia agrícola na Unicamp, abandonando o curso por conta da fatalidade.

    “A Unicamp sempre esteve na minha fantasia, como o lugar em que eu fui muito feliz e, por outro lado, como o lugar em que eu sofri uma tragédia, a pior da minha vida, que mudou minha vida. A tragédia não foi exatamente na Unicamp, foi na Rodovia dos Bandeirantes, em um lago que existe até hoje em um sítio, mas foi em uma festa de fim de ano do terceiro ano de engenharia agrícola”, recordou o escritor durante entrevista de 2023 para o Jornal da Unicamp.

    Após diversas sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, Marcelo recobrou o movimento das mãos e dos braços. Em 1982, ele entrou para a Escola de Comunicações e Artes da USP, passando a escrever fanzines e revistas literárias. Em dezembro daquele ano, publicou seu primeiro livro, Feliz Ano Velho, onde discorreu sobre o acidente. Feliz Ano Velho se tornou a obra literária brasileira mais vendida da década de 1980.

    Ainda Estou Aqui
    Ainda Estou Aqui
    Data de lançamento 7 de novembro de 2024 | 2h 15min
    Criador(es): Walter Salles
    Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    5,0
    Ver sessões (185)

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top