Minha conta
    Antes de Ainda Estou Aqui: Quais foram os filmes e artistas brasileiros indicados ao Oscar?
    Iris Dias
    Iris Dias
    Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

    O Oscar 2025 está mais perto do que nunca e a expectativa de termos representantes brasileiros na cerimônia só aumenta!

    Novo filme de Walter Salles, Ainda Estou Aqui, se consagrou como o filme mais aguardado do ano não apenas pela espera de ver a sintonia de Fernanda Torres e Selton Mello em cena, mas também porque o longa foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como um possível representante brasileiro ao Oscar 2025.

    Além de ter uma possibilidade de estar concorrendo à categoria de Melhor Filme Internacional, há uma forte expectativa para que Fernanda Torres seja indicada à categoria de Melhor Atriz, assim como sua mãe, Fernanda Montenegro, foi no Oscar de 1999 — sonhar não custa nada, não é?!

    Em clima de premiação e a torcida lá em cima por esta obra de arte, listamos aqui os filmes e artistas brasileiros que já marcaram presença na maior cerimônia do cinema!

    Ary Barroso por Brazil

    Republic Pictures

    Ary Barroso foi o compositor por trás da música "Rio de Janeiro", presente no filme Brazil do diretor Joseph Santley, no qual recebeu a indicação de Melhor Canção Original no Oscar de 1945, caracterizando-se como a primeira indicação do Brasil na cerimônia. Brazil fala sobre a escritora americana Nicky Henderson (Virginia Bruce) que viaja para o Rio de Janeiro a fim de escrever um livro sobre o país.

    Brasil
    Brasil
    1h 31min
    Criador(es): Joseph Santley
    Com Tito Guízar, Virginia Bruce, Edward Everett Horton

    O Pagador de Promessas

    Globoplay

    O ano de 1963 foi a estreia do Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro com O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte. O longa perdeu a categoria para o drama francês Les dimanches de Ville d'Avray. O Pagador de Promessas narra a história de um jovem cristão que fez uma promessa para Santa Bárbara após salvar seu burro de estimação.

    O Pagador de Promessas - O Filme
    O Pagador de Promessas - O Filme
    Data de lançamento 1998 | 1h 34min
    Criador(es): Tizuka Yamasaki
    Com José Mayer, Diogo Vilela, Ana Beatriz Nogueira
    Usuários
    3,1
    Assista agora em Globoplay

    Hector Babenco por O Beijo da Mulher-Aranha

    Island Records

    Hector Babenco nasceu na Argentina, mas se naturalizou como brasileiro e viu o seu longa O Beijo da Mulher-Aranha ser indicado em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Direção no Oscar de 1986! O longa fala sobre dois prisioneiros presos durante a ditadura militar brasileira. Um é homossexual e está preso por comportamento imoral, e o outro é um prisioneiro político.

    O Beijo da Mulher-Aranha
    O Beijo da Mulher-Aranha
    Data de lançamento 13 de abril de 1986 | 2h 00min
    Criador(es): Héctor Babenco
    Com William Hurt, Raúl Julia, Sônia Braga
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Globoplay

    O Quatrilho

    Paramount Pictures

    Indicado na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 1996, O Quatrilho é dirigido por Fabio Barreto e se passa em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos. Dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.

    O Quatrilho
    O Quatrilho
    Data de lançamento 20 de outubro de 1995 | 1h 50min
    Criador(es): Fabio Barreto
    Com Glória Pires, Patrícia Pillar, Alexandre Paternost
    Usuários
    3,7
    Assista agora em Globoplay

    O Que é Isso, Companheiro?

    Miramax

    Em 1998, O Que é Isso, Companheiro? foi indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, mas perdeu para Caráter. Dirigido por Bruno Barreto e também estrelado por Selton Mello e Fernanda Torres, o filme aborda o jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda.

    O Que É Isso, Companheiro?
    O Que É Isso, Companheiro?
    Data de lançamento 1 de maio de 1997 | 1h 50min
    Criador(es): Bruno Barreto
    Com Alan Arkin, Fernanda Torres, Pedro Cardoso
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Globoplay

    Fernanda Montenegro e Central do Brasil

    Sony Pictures

    Essa indicação dispensa comentários! O Oscar de 1999 é emblemático pela indicação da atriz Fernanda Montenegro na categoria de Melhor Atriz, por Central do Brasil, que no final Gwyneth Paltrow levou a estatueta por Shakespeare Apaixonado. Além disso, o filme também esteve indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, que A Vida é Bela levou o prêmio.

    Central do Brasil
    Central do Brasil
    Data de lançamento 3 de abril de 1998 | 1h 53min
    Criador(es): Walter Salles
    Com Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Marília Pêra
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Globoplay

    Uma História de Futebol

    Porta Curtas

    Em 2001, o Brasil apareceu pela primeira vez na categoria de curtas-metragens através de Uma História de Futebol, curta dirigido por Paulo Machline que conta o relato fictício da infância de Pelé, conforme contado por um amigo de infância.

    Uma Historia de Futebol
    Uma Historia de Futebol
    0h 20min
    Criador(es): Paulo Machline
    Com Antonio Fagundes, José Rubens Chachá, Anselmo Stocco

    Cidade de Deus

    Miramax

    O Oscar de 2004 foi um marco para o Brasil, pois Cidade de Deus foi indicada em quatro categorias principais: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia! Dirigido por Fernando Meirelles, o longa é um dos mais bem avaliados do cinema nacional e se passa Na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, onde os caminhos de duas crianças divergem, quando um se esforça para se tornar um fotógrafo e o outro o chefe do tráfico.

    Cidade de Deus
    Cidade de Deus
    Criador(es): Fernando Meirelles, Kátia Lund
    Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Seu Jorge
    Data de lançamento 30 de agosto de 2002
    Assista agora em Globoplay

    Carlinhos Brown e Sérgio Mendes por Rio

    O Globo

    Novamente, a música popular brasileira foi prestigiada no Oscar de 2012 com a indicação dos cantores e compositores Carlinhos Brown e Sérgio Mendes pela canção "Real in Rio", música tema da animação Rio, na categoria de Melhor Canção Original. Infelizmente, quem levou a categoria foi a música "Man or Muppet" do filme Os Muppets.

    Rio
    Rio
    Data de lançamento 8 de abril de 2011 | 1h 30min
    Criador(es): Carlos Saldanha
    Com Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Will.I.Am
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    O Menino e o Mundo

    Globoplay

    O Brasil estreou na categoria de Melhor Animação no Oscar de 2016 através de O Menino e o Mundo. Dirigido por Alê Abreu, o filme infantil conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora.

    O Menino e o Mundo
    O Menino e o Mundo
    Data de lançamento 17 de janeiro de 2014 | 1h 25min
    Criador(es): Alê Abreu
    Com Patricia Pichamone, Emicida, Vinicius Garcia
    Imprensa
    4,3
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Globoplay

    Democracia em Vertigem

    Netflix

    A mais recente — até agora — participação do Brasil na cerimônia foi em 2020 com o documentário Democracia em Vertigem, da cineasta Petra Costa. O longa sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder.

    Democracia em Vertigem
    Democracia em Vertigem
    Data de lançamento 8 de abril de 2020 | 2h 02min
    Criador(es): Petra Costa
    Com Petra Costa, Petra Costa
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    3,2
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top