Clint Eastwood tem, sem dúvida, uma das carreiras mais completas de Hollywood. Desde a década de 1950, temos apreciado seu trabalho como ator em filmes de faroeste e sua maestria na direção de clássicos como Os Imperdoáveis e Menina de Ouro. No entanto, em sua extensa carreira cinematográfica, os fãs e críticos de cinema parecem concordar que o melhor trabalho de Eastwood não é outro senão o primeiro filme da Trilogia dos Dólares, dirigido por Sergio Leone.
Além de ser a estreia de Eastwood no cinema europeu, o filme ainda é lembrado como o auge de sua carreira de ator. O título em questão é Por um Punhado de Dólares, o início de uma trilogia que continua com Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.
Esses títulos redefiniram o gênero de faroeste e entraram na vida de Eastwood quase que acidentalmente: Leone considerou outros atores para interpretar o papel do protagonista, mas o entusiasmo do ator o levou a escolhê-lo. Embora inicialmente hesitante em relação às possibilidades de filmar um faroeste na Itália, Eastwood aceitou o desafio, dando início a uma das uniões mais lendárias do cinema.
Por um Punhado de Dólares é o filme de Eastwood mais bem avaliado no Rotten Tomatoes, com uma incrível avaliação de 98% dos críticos. Inspirado no clássico Yojimbo, de Akira Kurosawa, o filme acompanha um forasteiro solitário que chega a uma conturbada cidade mexicana, onde as famílias mais poderosas estão envolvidas em uma guerra total pelo controle. O enigmático pistoleiro, movido por seus próprios interesses e por um peculiar senso de justiça, envolve-se na disputa, desencadeando uma série de reviravoltas em uma trama cheia de tensão e astúcia.
Além de lançar Eastwood no mercado internacional, o filme também conta com um aclamado diretor como seu fã número um: Quentin Tarantino. O diretor de Pulp Fiction e Kill Bill nunca escondeu sua admiração por Leone e por essa trilogia em particular, considerando-a “a trilogia perfeita” dentro de seu gênero.
Nas palavras do próprio Tarantino, a Trilogia dos Dólares “funciona perfeitamente em todas as suas partes, algo que raramente acontece em uma série de filmes”. Durante um bate-papo no podcast Club Random, o diretor também destacou o fato de que a trilogia consegue se superar a cada um de seus títulos: “O primeiro filme é fantástico, mas o segundo é tão brilhante e leva a ideia a um lugar muito maior do que o primeiro”.
No AdoroCinema, o filme tem uma pontuação média de 4,3 de 5 estrelas. Atualmente, Por um Punhado de Dólares pode ser alugado ou comprado no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!