Mesmo que a maioria dos cineastas faça questão de esconder a menor pista sobre o desfecho dos seus longas-metragens, às vezes alguns se divertem evocando o final do seu filme... logo no título!
É assim que o título de O Último Samurai descreve com precisão o estado de Tom Cruise no final do drama histórico de Edward Zwick. E aquele Retorno de Jedi anuncia a redenção final de Anakin Skywalker, nos minutos finais da trilogia Star Wars.
Um dos filmes mais famosos de todos os tempos
Os exemplos nesta área não são tão numerosos, mas podemos encontrar um dos longas-metragens mais famosos de todos os tempos. Verdadeiramente lendário para gerações inteiras de espectadores, justamente considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, De Volta para o Futuro de Robert Zemeckis faz dele também parte daquelas obras que proclamam o seu resultado de seu título.
Só para lembrar - mesmo que a maioria de vocês já saiba tudo isso de cor - a primeira parte da trilogia assinada por Zemeckis em 1985 acompanha as aventuras de Marty McFly, um jovem estudante do ensino médio cujo melhor amigo Doc projetou um DeLorean capaz de viajar em tempo. Após um evento dramático durante o qual Doc é morto, Marty viaja acidentalmente 30 anos no passado, até a época em que seus pais se conheceram.
"Eu estava muito preocupado": Christopher Lloyd relembra o momento em que demitiram o protagonista de De Volta para o FuturoMarty deve retornar... para o futuro
O resto da história, você sabe: a mãe de Marty se apaixona por ele, ele conhece Doc antes que este invente sua famosa máquina, ele faz todo o possível para reparar seus erros e fazer com que seus pais realmente namorem, e ele organiza uma operação precisa para... retornar ao futuro.
Como você pode ver, o título do filme descreve exatamente o que Marty fará na noite de 12 de novembro de 1955. Mas não só isso. Na verdade, quando Marty volta para casa, tendo conseguido evitar a morte de Doc e descoberto a nova (muito melhor) realidade de seus pais, ele recebe outra visita de seu velho amigo cientista. Este último, agora equipado com um DeLorean voador, regressou de uma curta viagem em 2015.
Sim, houve um quarto capítulo de De Volta para o Futuro, mas era tão exclusivo que poucos puderam vê-lo durante quase 20 anosSeu diálogo com Marty retoma literalmente o título do filme:
-Marty! Você tem que voltar comigo! - Onde? - Rumo ao futuro!
Duplamente apropriado, o título de De Volta para o Futuro revela, portanto, tanto a busca que será de Marty ao longo do filme, mas também a sequência final do longa-metragem que serve de teaser para De Volta Para o Futuro 2.
Enquanto De Volta Para o Futuro está disponível no Prime Video, os dois longas posteriores podem ser vistos no Telecine.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!