Minha conta
    Ainda Estou Aqui: Quem foi Rubens Paiva, deputado federal interpretado por Selton Mello no filme?
    Iris Dias
    Iris Dias
    Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

    Ainda Estou Aqui estreia dia 7 de novembro nos cinemas nacionais.

    Selecionado para a disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, Ainda Estou Aqui vem fazendo sucesso por onde passa! Ambientado no Brasil da década de 1970, o filme é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva (Fernanda Torres/Fernanda Montenegro).

    Na trama, uma mulher casada com um importante político, Rubens Paiva (Selton Mello), precisa mudar de vida completamente quando ele é sequestrado durante a ditadura e desaparece. Assim, acompanhamos a jornada da dona de casa que se torna ativista pelos direitos humanos.

    História de Rubens Paiva

    Secretaro de Estado da Cultura - SP

    A história de Eunice Paiva já nos foi apresentada, mas nem todo mundo sabe sobre o personagem de Selton Mello. Rubens Paiva era engenheiro civil e deputado federal, mas foi cassado após o golpe militar de 1964 e tornou-se um símbolo de resistência e busca por justiça no Brasil.

    Em 1971, ele foi preso, torturado e morto nas instalações do DOI-CODI, unidade de repressão no Rio de Janeiro, marcando uma das páginas mais sombrias da ditadura militar. Conhecido por sua defesa da democracia, Rubens Paiva desapareceu após ser levado pelo regime, em um ato de violência que silenciou, para sempre, sua trajetória.

    Desfecho da vida do político na ditadura militar

    Divulgação/Memórias da Ditadura

    Em resposta ao desaparecimento do marido, Eunice Paiva deu início a uma incessante jornada em busca de esclarecimentos sobre o ocorrido, levando-a a confrontar diretamente as autoridades e exigir a verdade sobre o que aconteceu. Mesmo diante do silêncio e da resistência oficial, ela jamais abandonou a esperança de justiça.

    Somente em 2014, mais de quatro décadas após o desaparecimento, a Comissão Nacional da Verdade confirmou que Rubens Paiva morreu em janeiro de 1971, em decorrência de torturas sofridas enquanto estava sob custódia do DOI-CODI. A confirmação foi um passo importante para sua família e para a sociedade brasileira, trazendo à tona a brutalidade de um período em que o autoritarismo buscava suprimir vozes críticas como a de Rubens.

    Ainda Estou Aqui
    Ainda Estou Aqui
    Data de lançamento 7 de novembro de 2024 | 2h 15min
    Criador(es): Walter Salles
    Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    5,0
    Ver sessões (127)

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top