O ano está próximo do fim, mas os cinemas brasileiros ainda não receberam um dos projetos mais aguardados de 2024: Ainda Estou Aqui. Novo filme de Walter Salles, o projeto inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva é o representante brasileiro por uma vaga no Oscar 2025.
Estrelado por Selton Mello e Fernanda Torres, o filme se passa no Brasil, na década de 1970. A trama acompanha a trajetória da mãe do autor, Eunice Paiva, durante a ditadura militar. Casada com um importante político, sua vida muda drasticamente após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar.
“Um filme maduro”: Para Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui já é um marco na filmografia de Walter SallesForçada a abandonar sua rotina de dona de casa, a protagonista se transforma em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro de seu marido e enfrentando as consequências brutais da repressão.
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, a atriz que encabeça a narrativa falou sobre as transformações físicas passadas durante a preparação para o filme. "Eu achava que não tinha peso para perder, mas ela tinha obsessão por magreza, porque a família toda engordava. Ela vai para a prisão e perde 11 kg em nove dias. Não consegui chegar no que ela alcança na prisão, mas perdi de 8 a 10 kg”, conta a atriz que já aparece na pré-lista de possíveis indicações ao Oscar de Melhor Atriz.
Chico Salgado, personal trainer da artista, explicou como a atriz passou pela mudança. "Foi um trabalho em conjunto com a nutricionista Adriana Tanure. A Fernanda Torres é super dedicada e focada", disse o profissional em entrevista a O Globo. "Ela falou que queria perder peso para essa personagem, mas sem loucura. Falei para procurar a Adriana, que não tinha erro. Ela ia cuidar da parte da alimentação e eu, da física. Focamos mais nos treinos metabólicos e luta, combinados com treinos de força para não perder massa magra."
O processo foi oposto ao de Selton Mello, que ganhou 20 quilos para viver seu personagem. “Foi uma transformação física grande, foram 20 kg, na verdade, era muita coisa", revelou o ator durante a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. "Inclusive, depois foi difícil de perder, 51 anos é bem mais difícil. Mas tudo bem, o personagem precisava disso. Para dar esse caráter 'paizão', como era a própria figura do Rubens, mas isso, na verdade, é uma parte do negócio. É parte do trabalho."
"Falando da nossa aldeia, a gente toca o mundo": Elenco e diretor de Ainda Estou Aqui dão detalhes sobre campanha do filme para o Oscar 2025Ao programa dominical da Globo, o diretor Walter Salles celebrou o trabalho de Fernanda: "É uma atuação contida, mas com um grau de dramaticidade muito grande, tudo dentro de uma faixa emocional controlada. É preciso oferecer muitas camadas, onde tudo se revela no rosto com um mínimo de expressão. O tempo inteiro ela diz muito, com muito pouco, o que é muito difícil no cinema”, diz Walter Salles.
Ainda Estou Aqui chega aos cinemas em 7 de novembro.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!