É certo que George Lucas acreditava na sua visão criativa quando lançou uma das franquias mais importantes da história do cinema, mas provavelmente não tinha noção do quão impactante Guerra nas Estrelas seria quando lançou Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, em 1977.
O filme de ficção científica imediatamente se tornou o maior sucesso do ano, e suas duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, lançadas em 1980 e 1983 respectivamente, estabeleceram a saga que facilmente deixou seus concorrentes para trás.
Uma das melhores sagas de aventura está de volta: Todos pensaram que ela estava morta e agora deve competir com Star Wars e Duna 3As três primeiras aventuras espaciais estreladas por Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo e companhia estabeleceram padrões completamente novos no gênero e ainda são adoradas até hoje, com a saga Star Wars ainda em atividade.
Porém, o próprio George Lucas reconhece que, quando se trata do gênero ficção científica, há uma obra que supera a sua criação: estamos falando de 2001: Uma Odisseia no Espaço, lançado nove anos antes do primeiro filme Star Wars. Um espetáculo que virou o mundo do cinema de cabeça para baixo e ofereceu ao público imagens arrebatadoras.
Lucas, como a maioria dos diretores que trabalharam com ficção científica, a citar Denis Villeneuve e Christopher Nolan, por exemplo, nunca escondeu o fato de que o monumento do gênero de Stanley Kubrick foi uma grande influência na criação de Star Wars e até admitiu que também pensa que é um filme muito melhor.
O documentário Standing On The Shoulders Of Kubrick: The Legacy Of 2001 apresenta inúmeros cineastas que muito devem a Kubrick e sua obra-prima de ficção científica, de Steven Spielberg a William Friedkin, e, claro, George Lucas não perdeu o evento:
"Kubrick fez o filme de ficção científica definitivo, e será muito difícil para alguém aparecer e fazer um filme melhor [...] Em um nível técnico, Star Wars pode se manter, mas pessoalmente eu acho que 2001 é muito melhor", explica.
“A primeira vez que as pessoas levaram a ficção científica a sério”
Na verdade, George Lucas nunca deixou de ficar impressionado com as conquistas do filme: “No que diz respeito aos efeitos especiais tradicionais, este é o ápice. Se você olhar para os primeiros 70 anos, este é o melhor filme [em termos de efeitos] E sempre será”, afirma o realizador.
Além disso, o diretor também destacaria que foi “a primeira vez que as pessoas levaram a ficção científica a sério”, conta. “Até então, muitos filmes de ficção científica, especialmente na década de 1950, eram mais parecidos com filmes B. Eram sobre monstros, gigantes, aranhas gigantes e outros tipos de coisas."
“O melhor filme que já vi”: Esta obra-prima recebeu os maiores elogios do lendário Stanley KubrickCom a sua abordagem enigmática e filosófica e a sua encenação operística, 2001: Uma Odisseia no Espaço foi radicalmente diferente de tudo o que alguma vez vimos antes, enquanto Lucas traduzia os ensinamentos visuais de Kubrick num entretenimento cinematográfico perfeito. Em suma, tanto Lucas quanto Kubrick deixaram sua marca indelével na história do cinema e do gênero.
Atualmente, 2001: Uma Odisseia no Espaço pode ser visto na Max.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!