Desde o lançamento de Titanic em 1997, uma única cena foi o suficiente para se tornar uma das maiores polêmicas do cinema! A cena em questão é a que Rose (Kate Winslet) se mantém flutuando em uma peça de madeira, enquanto Jack (Leonardo DiCaprio) se afoga.
A polêmica envolta desse pequeno trecho gerou uma das maiores discussões entre fãs de cinema: haveria espaço suficiente para Jack naquele pedaço de madeira? Em recente entrevista ao programa australiano The Project, Kate Winslet finalmente esclareceu um detalhe fundamental sobre essa cena. E já te adianto, aquela madeira não era realmente uma porta!
Ao promover seu novo filme biográfico Lee, Winslet comentou que sempre é questionada sobre a “porta”. “As pessoas continuam se referindo a ela como uma porta, mas, na verdade, nem era uma porta”, afirmou a atriz.
Ela explicou que o pedaço de madeira flutuante que Rose usa para sobreviver era, na verdade, uma parte do corrimão do navio, provavelmente um pedaço da escada que se soltou durante o naufrágio.
Ao ser questionada se Jack caberia junto dela na peça de madeira, Winslet respondeu com bom humor: “Quem sabe se ele poderia caber ali ou não? Honestamente, eu não tenho ideia. Isso já foi estudado de todas as formas possíveis.”
James Cameron provou que Jack não cabia!
O próprio diretor de Titanic, James Cameron, já encomendou um estudo científico para pôr fim à polêmica. Em um teste realizado com dublês, Cameron explorou diversos cenários e chegou a uma conclusão que não surpreendeu: “Jack pode ter sobrevivido, mas há muitas variáveis. Acho que ele pensou: ‘Não vou fazer nada que a coloque em risco’”, disse o diretor.
Após mais de duas décadas, a cena ainda é tema de debates e teorias entre os fãs do filme, mas as novas declarações de Kate Winslet jogam luz sobre a realidade por trás de um dos momentos mais discutidos do cinema. Com ou sem porta, a sequência continua sendo um marco na carreira de Winslet e na história do cinema mundial.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!