Para assistir esta noite com a família: Esquecida injustamente, esta animação da Disney lançada há 23 anos é uma aventura extraordinária
Evelyn Souza
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

(Re)descubra o 41º clássico animado dos estúdios Disney, uma viagem emocionante aos confins de um império perdido.

Milhares de anos antes da nossa era, na ilha de Atlântida, uma onda gigantesca submergiu a capital do reino. Enquanto os habitantes tentam fugir do cataclismo, a rainha da cidade procura proteger a sua filha, e de repente é sugada por um estranho raio azul.

Em 1914, em Washington, um jovem cartógrafo e linguista chamado Milo Thatch sonha apenas com uma coisa: retomar a busca por seu avô desaparecido e encontrar o famoso Diário do Pastor para ir em busca da lendária cidade perdida de Atlântida. Ignorado pelos seus superiores, um dia é contatado por um misterioso milionário que o convida para a sua mansão e se oferece para financiar todos os seus projetos.

Dos criadores de A Bela e a Fera

Mesmo que não atinja exatamente o nível dos estúdios Disney nos anos 90, a década seguinte (mais complicada em muitos aspectos para o reino encantado) ainda contém alguns títulos sólidos, que merecem em grande parte a nossa atenção.

Este é o caso da Atlantis - O Reino Perdido, que não está isento de falhas, mas também está cheio de qualidades das quais seria uma pena privar-se. Dirigido por Kirk Wise e Gary Trousdale (dupla de prestígio que já deu origem a A Bela e a Fera e O Corcunda de Notre Dame), o 41º clássico de animação da empresa de Walt Disney é carregado por um verdadeiro sopro de aventura.

Se Atlantis ganhasse live-action, Tom Holland e Zendaya seriam perfeitos: Inteligência artificial mostra visual idêntico dos dois

Uma jornada épica carregada de aventura

Walt Disney Pictures

Durante 1h35, seguindo os passos de Milo e dos seus exuberantes companheiros, atravessamos profundezas oceânicas abismais, cavernas gigantescas cheias de perigos, antigos templos perdidos e cidades desaparecidas. Monstros gigantes e criaturas ferozes estarão lá para nos oferecer uma emocionante viagem arqueológica, a meio caminho entre os romances de Jules Verne e as aventuras de Indiana Jones.

Às vezes criticado pela sua animação (considerada demasiado grosseira), Atlantis é, no entanto, notável visualmente falando, e em particular pelo uso de luz e efeitos digitais. Por fim, salientamos que se a viagem realmente vale a pena, é também pela sumptuosa trilha sonora de James Newton Howard que a acompanha.

Walt Disney Pictures

O que irão gostar:

  • As dublagens do filme no original, e em particular a de Milo Thatch, que os fãs de De Volta para o Futuro deverão reconhecer imediatamente.
  • As inúmeras sequências de aventura e ação, incluindo o espetacular ataque do Leviatã.

O que pode preocupar:

  • Leviatã, espetacularmente claro, mas talvez um pouco assustador para os mais novos.
  • O vilão Rourke e sua transformação monstruosa no final do filme.

Atlantis - O Reino Perdido está disponível no Disney+, dentre outros filmes bons para assistir depois.    

Atlantis - O Reino Perdido
Atlantis - O Reino Perdido
Data de lançamento 29 de junho de 2001 | 1h 35min
Criador(es): Kirk Wise, Gary Trousdale
Com Michael J. Fox, James Garner, John Mahoney
Usuários
4,1
Assista agora no Disney +

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados